RADIOTELESCÓPIO de André Sier & Alexandre Castro

10 Setembro a 4 Outubro

No dia 10 de Setembro às 19 horas inaugura o primeiro capítulo do CICLO COMBO com Radiotelescópio, uma exposição dupla de André Sier e Alexandre Castro.
O CICLO COMBO é um novo ciclo de exposições duplas ou múltiplas que apresenta o trabalho de artistas portugueses emergentes. Com curadoria da Zaratan -Arte Contemporânea, COMBO é a invenção de um espaço comum onde dois ou mais artistas confrontam as suas práticas e geram um diálogo estreito cheio de filiações, equivalências e isomorfismos. Partindo do confronto entre artistas que trabalham com disciplinas e técnicas artísticas próximas, esta série de exposições foca-se na questão de como acontece a transição de um ao outro, de um trabalho artístico a outro. Estas transições são espaços generativos nos quais uma escolha artística individual já não é concebida como soberana, inteiramente autónoma mas como uma aplicação de uma série de regras existentes, como a realização de uma opção que é sempre já dada. Ainda, o espaço entre os trabalhos torna-se uma espécie de algoritmo, um conjunto ou combinação de regras generativas das quais emerge o sentido.
COMBO é um espaço da negociação com simples linhas-guia ou critérios – nas quais os “jogadores” e os agentes que participam concordam – que geram diferentes possibilidades, interpretações e entendimentos.
Nos jogos electrónicos, “combo” é um termo que designa uma sequência de comandos que activam um movimento ou uma acção especial. É exactamente “uma acção ou movimento especial” que esta junção entre artistas pretende gerar.
O intuito do CICLO COMBO é fomentar o diálogo, promover o espírito D.I.Y. na construção de ferramentas criativas e investir na didáctica como forma de conservar e reinventar o saber. Os caminhos de certa forma análogos seguidos pelos dois artistas no território dos novos Media, sugeriram a organização de duas oficinas teórico-práticas: “Esculturas Generativas” de André Sier (18 de Setembro) e “Hardware Cowboys” (19 de Setembro) de Alexandre Castro. Estes dois workshop trazem a computação para o mundo real e de volta para o virtual e abrem a perspectiva de uma utilização expressiva de instrumentos electrónicos ou tecnologicamente complexos
A convite de André Sier, no dia da inauguração (10 Setembro) o John Klima apresenta seu último projecto musical “Wednesday(USA/ NL/ PT), criado em colaboração com Thomas Kahrel e Nuno Morão.