ROWLEY HAYNES
1 Março 2020 – 30 Abril 2020
BIO:
ROWLEY HAYNES é um jovem artista e pintor londrino. O seu trabalho recente explora a ideia do espaço do palco enquanto imitação da vida real, uma verdadeira reflexão não cínica. Observando a capacidade humana de criar ligações afectivas com as coisas, projectando a identidade em objectos e personagens exteriores, o trabalho de Haynes alimenta-se da encenação e de cenários imaginários para criar uma ilusão sincera. Rowley obteve um BA em Gravura e Pintura, na Glasgow School of Art e integra um ano de pós-graduação na Royal Drawing School, em Londres. Participou em várias exposições no Reino Unido e no exterior, como: “The Arches” (Glasgow, 2017), “Klasse Lucander”, Universität Der Kunste (Berlin, 2018), “Klasse Lucander”, Academy of Fine Arts Munich (Munich, 2018), “GIFC”, Fisher Parrish Gallery (New York, 2018), “Glue Factory”, (Glasgow, 2018), “Planet Earth 4”, Dornoch Project Space (Glasgow, 2018), GIFC, 0.0.la (Los Angeles, 2019), entre outras.
PROJECTO:
A exposição reúne uma série de pinturas e desenhos recentes, realizadas a partir de uma variedade de fontes diferentes: desde artefactos históricos até fotos de família. No entanto, o artista não pretende tornar tais referências reconhecíveis, mas sim misturar as imagens por camadas para criar significados alegóricos.
Os trabalhos resultantes deste processo de composição relembram naturezas-mortas, onde o objeto é um símbolo de uma mensagem e não um fim em si mesmo.
Muitas vezes há uma qualidade cinematográfica nas obras, como se aludissem a uma narrativa mais ampla que é ocultada ao espectador.
Estamos a ser transportados para uma dimensão onírica, onde as coisas inanimadas são personificados que comunicam com o ambiente. Os objectos parecem perdidos, como se a sua função não estivesse a ser cumprida, ou como se estivessem no palco, a espera da próximo cena.
APRESENTAÇÕES PÚBLICAS:
ONLINE OPEN STUDIO: Rowley Haynes, "Happy Ever After"
ROWLEY HAYNES é um jovem artista e pintor londrino. O seu trabalho recente explora a ideia do espaço do palco enquanto imitação da vida real, uma verdadeira reflexão não cínica. Observando a capacidade humana de criar ligações afectivas com as coisas, projectando a identidade em objectos e personagens exteriores, o trabalho de Haynes alimenta-se da encenação e de cenários imaginários para criar uma ilusão sincera. Rowley obteve um BA em Gravura e Pintura, na Glasgow School of Art e integra um ano de pós-graduação na Royal Drawing School, em Londres. Participou em várias exposições no Reino Unido e no exterior, como: “The Arches” (Glasgow, 2017), “Klasse Lucander”, Universität Der Kunste (Berlin, 2018), “Klasse Lucander”, Academy of Fine Arts Munich (Munich, 2018), “GIFC”, Fisher Parrish Gallery (New York, 2018), “Glue Factory”, (Glasgow, 2018), “Planet Earth 4”, Dornoch Project Space (Glasgow, 2018), GIFC, 0.0.la (Los Angeles, 2019), entre outras.
PROJECTO:
A exposição reúne uma série de pinturas e desenhos recentes, realizadas a partir de uma variedade de fontes diferentes: desde artefactos históricos até fotos de família. No entanto, o artista não pretende tornar tais referências reconhecíveis, mas sim misturar as imagens por camadas para criar significados alegóricos.
Os trabalhos resultantes deste processo de composição relembram naturezas-mortas, onde o objeto é um símbolo de uma mensagem e não um fim em si mesmo.
Muitas vezes há uma qualidade cinematográfica nas obras, como se aludissem a uma narrativa mais ampla que é ocultada ao espectador.
Estamos a ser transportados para uma dimensão onírica, onde as coisas inanimadas são personificados que comunicam com o ambiente. Os objectos parecem perdidos, como se a sua função não estivesse a ser cumprida, ou como se estivessem no palco, a espera da próximo cena.
APRESENTAÇÕES PÚBLICAS:
ONLINE OPEN STUDIO: Rowley Haynes, "Happy Ever After"
LIVE STREAMING: 9 de Abril às 16h00
ONLINE: 10-11-12 de Abril
ARTIST TALK: Lindsay Benedict + Rowley Haynes
14 de Março, 18h00
ONLINE: 10-11-12 de Abril
ARTIST TALK: Lindsay Benedict + Rowley Haynes
14 de Março, 18h00