BELINDA CAMPBELL

1 Agosto 2017 – 31 Agosto 2017

BIO:

Belinda Campbell vive e trabalha em Montreal. O seu trabalho oscila entre performance, video-performance, música, desenho e poesia. Expôs a solo e em colaboração com outros artistas várias vezes, destacamos: "Axe Neo 7" em HullGatineau, "L'oeil de Poisson" na cidade de Quebec, “Dare-Dare” e "Optica" em Montreal. Os seus vídeos foram exibidos em Marselha no Théâtre Cafoutche, no Théâtre de l'Embobineuse e no Fifa.

Desde 2004, colabora com Caroline Dubois. Juntas formaram a dupla Fesses et Crécelle (2006-2010) e apresentaram as suas performances no Théâtre La Chapelle e no Clark.

Recentemente, desenvolveu um projeto com Pascal Dufaux, the Kaleidoscopic Chamber, que mistura a utilização de uma máquina video-cinética com performance sonoras. Foi neste contexto que começou a interessar-se pela manipulação de certos instrumentos (kalimba, bandoneon, korg) para compor. Em 2016, no Musée d'art de Joliette, apresentou uma performance a solo onde assistimos a construção de um personagem através da música e do uso de um microfone de contato, uma prática que continua a desenvolver no presente. A sua residência na Zaratan é patrocinada pela CALQ - Conseil des Arts et des Lettres du Québec.


WEBSITE:
http://campbellbelinda.com/

PROJECTO:
Ossature | A simplicidade está no centro da performance que Belinda Campbell produziu durate a sua residência em Lisboa. Utilizando unicamente alguns fatos de pintor e uma mesa, a artista conseguiu gerar uma nova personagem inspirada na arte do teatro da marioneta, manipulando um objeto inanimado para dar-lhe vida e fundindo o seu corpo com uma massa branca antropomórfica.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA:
Artist talk | 20/08/17