INCERTA DESAMBIGUAÇÃO com curadoria de Cristina Assunção e Jorge Maciel
19 Outubro a 3 Dezembro
INCERTA DESAMBIGUAÇÃO
Com curadoria de Cristina Assunção e Jorge Maciel
No dia 19 de Outubro, pelas 19h00, a Zaratan convida para o Préludio de Incerta Desambiguação, uma exposição colectiva que se articula em 5 actos com curadoria dos artistas Cristina Assunção e Jorge Maciel.
Com a participação de: Antónia Labaredas, Carlos Alexandre Rodrigues, Catarina Domingues, Constança Bettencourt, Diana Baptista, Filipe Feijão, Ivo Andrade, Joana Patrão, João Ferro Martins, João Margarido, Laura Figueiras, Luísa Passos, Mafalda Carvalho, Maria Pereira, Orlando Vieira Francisco, Vasco Costa.
INAUGURAÇÕES, a cada Quinta, pelas 19h00:
19/10 Prelúdio
26/10 Peripécia
02/11 Anagnórise
09/11 Ignoto
16/11 Catarse
PATENTE de 19 de Outubro a 18 de Novembro
HORÁRIOS: Quinta das 19h às 22h | de Sexta a Domingo das 16h às 20h
Design: Vera Gomes
______________________________________________
Desde o início a Zaratan confia a organização da sua agenda de exposições aos seus artistas e desta forma encarna uma percepção anti-hierárquica do mundo da arte - onde artistas, curadores, galeristas, críticos e público são todos considerados “jogadores” do mesmo jogo - e abraça a teoria da pratica expandida, no sentido de considerar o artista não só como o “criador” da obra de arte, mas como um operador cultural socialmente imbricado.
A novidade está agora em abrir o convite a outros artistas, que, além de partilharem consistentes percursos artísticos, são acima de tudo artistas implicados de uma generosa vontade de explorar e desenvolver formatos não corrompidos e intuitivos.
Este projecto concretiza-se ao longo de vários meses em propostas expositivas que não apenas envolvem, mas antes partem dos artistas-comissários envolvidos no processo.
Perpassa-se por estimular procedimentos moldados na aceitação da incerteza, articulando uma maneira particular de integrar na curadoria a experimentação, a espontaneidade e a descoberta não submetidas a condições ou compromissos associados a resultados pré-estabelecidos.
A abertura necessária para que estas exposições venham a existir, obriga-nos a evitar a imposição narrativa e a deixar para o público,a tarefa de uma exacta reconstrução dos factos.
Após Sara & André e António Caramelo, é agora a vez de Jorge Maciel e Cristina Assunção assumirem o papel de artistas-comissários, ao propor uma intervenção colectiva site-specific que alterará permanentemente um dos espaços da Zaratan.