ESTUDO SOBRE PERCURSO E COLISÃO de Yaw Tembe

8 Janeiro a 18 Janeiro

No dia 8 de Janeiro, a Zaratan - Arte Contemporânea convida para a inauguração de Estudo sobre percurso e colisão uma exposição individual de Yaw Tembe, que no mesmo dia apresenta Círculo de 3 pontas, um projecto musical que tem como base a improvisação e exploração de métodos alternativos de composição. Para este concerto na Zaratan - Arte Contemporânea, Yaw Tembe convida Eloísa d' Ascensão, que acompanha visualmente o projecto musical utilizando um retroprojector.

Em Estudo sobre percurso e colisão, o artista confronta-se com a construção site specific de três variações de uma mesma proposta instalativa, cujo cerne é transmitir a luz, ou transportá-la: criar ligações, estradas, pontes ou túneis. O olhar segue a rota de colisão do raio de luz dos projectores, passando por reflexões, sombras tons e transparência.

Displicente mas não desatento no que toca à escolha dos suportes, com evidentes influências da Arte Povera, Yaw Tembe usa materiais como espelhos, plásticos, vidros, filtros e cartão para criar um trabalho que é ao mesmo tempo formalmente bonito e conceptualmente rigoroso. O acto de entregar e receber a luz e as várias formas que a troca comunicativa pode tomar, juntamente com os limites da linguagem, são fundamentais para este trabalho.

Yaw Tembe pretende assim, modular os sinais e os volumes como se estivesse a organizar as notas no pentagrama de uma hipotética pauta free-jazz.