AND MURDERS AND ALL de Sara Franco

11 Junho a 27 Junho

No dia 11 de Junho a Zaratan - Arte Contemporânea convida para a inauguração de And Murders and All, uma exposição individual de Sara Franco, que apresenta uma série de 6 telas de grandes dimensões, pensadas especificamente para a Zaratan e acabados in loco.

O objecto artístico tem uma estrutura parecida com o de uma cebola: não tem um coração ou um centro, descascando-a encontrar-se-ão as diferentes camadas que a compõem.Tal como a uma cebola, as pinturas de Sara Franco compõem-se de muitas estratificações diferentes, seja a nível material que conceptual.
Tecnicamente encontramos uma continua sobreposição de superfícies: demãos de acrílico, spray, cola, esmalte alternam-se a camadas de colagem com papéis, plásticos e outros materiais dos mais variados. Tematicamente, o universo gráfico das bandas desenhadas - com heróis de BD, explosões, foguetes e balões de diálogo - apela para a experiência anterior de cada espectador que tenha tido uma relação directa ou indirecta com a ideia de massificação suburbana e de impotente marginalidade perante a sociedade contemporânea. Com And Murders and All a artista segue a sua exploração do imaginário Pop em chave violenta e dramatizada, mas que dá forma a uma transformação da sua pintura no sentido tridimensional: as telas enormes dobram-se sobre elas próprias ou sob o peso dos materiais que as compõem.


Durante a inauguração a artista convida Philipe K. Trick (aka Patrícia Filipe) para apresentar uma performance mixed media.