O ARQUITECTO ARMADO EM BETÃO de João Mouro

27 Novembro a 7 Dezembro

A Zaratan Arte Contemporânea tem o prazer de anunciar a sua primeira inauguração com uma exposição individual de João Mouro: O arquitecto armado em betão.
Situada numa rua famosa pelas lojas de antiguidades, a galeria poderá confudir o transeunte: assim populada pelas esculturas de João Mouro, a Zaratan mimetiza-se perfeitamente entre as montras dos antiquários vizinhos.

É com um olhar mais aproximado que descobrimos um jogo de caixas chinesas: um arquitectura, dentro um móvel, dentro uma sala, numa rua. Uma casa impossível.


A obra deste artista é construída a partir de materiais velhos e reciclados, que recolhe pelas ruas de Lisboa e reflecte um profundo interesse acerca dos mecanismos que animam o Universo dos Objectos e as estructuras urbanas. Mobiliários e arquitecturas, não são nem uma flora nem uma fauna, mas, ao mesmo tempo dão a impressão de vegetação o que prolifera e de floresta na qual o novo homem selvagem dos tempos modernos tem dificuldade em encontrar de novo os reflexos da civilização.

Este evento representa um ulterior desafio para o artista. Depois de trabalhos como os da série Cadeiras de Baloiço (2011), que tinham dispositivos sonoros que eram accionados pelo público João Mouro está agora a experimentar novos formatos relacionados com as suas investigações musicais. Uma nova escutura sonora, a Guitarra Auditório será “tocada” durante a abertura.