TIL WE MEET AGAIN de Carlos Gaspar

15 Junho a 28 Julho

CARLOS GASPAR | Til We Meet Again

15 Junho – 28 Julho 2023

A Zaratan tem o prazer de apresentar Til We Meet Again, uma exposição individual de Carlos Gaspar.
O título é a apropriação de uma homónima pintura de 1935 de Walter Ellison (1899-1977, Georgia). Esta obra tem povoado o pensamento de Carlos Gaspar desde então, pela sua beleza simples, pelo seu significado e a representação de vários caminhos que aparentam ter diferentes origens, mas que acabam por se encontrar e tomar o mesmo curso.

Esta conjunção de rumos diferentes resulta num sentimento tranquilizante, apaziguador, quase esperançoso. Pois, apesar da separação, da distância e da possibilidade de diferentes caminhos existe ainda assim a hipótese de um novo encontro.
Tudo isto é valido em cado domínio da vida e também na prática artística: cada imagem produz o seu próprio mundo, o seu próprio significado, transportando-nos para os mais variados lugares e, ainda assim, mantendo a possibilidade de coexistirem ou até de se encontrarem, de se tornarem familiares.
Assim, este título, e a referência à pintura de Walter Ellison é mais do que um ‘Até já’, é antes um ‘Até ao próximo encontro’, é um desejo de uma boa jornada enquanto esse encontro não vem.

 
BIO: Carlos Gaspar (1988, Lisboa) é artista visual, vive e trabalha em Lisboa. Formou-se em Design de Equipamento na Escola Artística António Arroio e em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desde 2009 que expõe colectivamente e em 2015 teve a sua primeira exposição individual: “The Mingus Clown”, na Galeria A Cunha em Lisboa.
Participou também nas residências artísticas da Galeria Zé dos Bois (2011 e 2013), em Inter.meada Residências Artísticas (Alvito, 2014) e, em 2021, na residência POW! SPLAT YEAH!, em Arraiolos (Sindicato dos Pintores e Associação Córtex Frontal).
Paralelamente tem vindo também a desenvolver inúmeros trabalhos na área do design gráfico e da ilustração, de onde se pode destacar os cartazes produzidos para a Galeria Zé dos Bois e o artwork para as capas de álbum (vinil): Memória de Peixe - Himiko Cloud (2016); Shela e Casper Clousen - Cacilhas (2019); ACID ACID - Jodorowsky (2020) e ALEK REIN - Golden Montana (2023).

Com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes