TÁBULA RASA de Andreia Santana
12 Fevevereiro a 22 Fevevereiro
![Vista da exposição "Tábula Rasa" de Andreia Santana, 2015.](https://zaratan.pt/images/user/image14448469287027.jpg)
!["Estou aqui para as curvas"_Andreia Santana_2015_Madeira, corda, areia, cola e tinta_36 x 103 x 62 cm](https://zaratan.pt/images/user/image14448469667217.jpg)
!["Da terra a luz"_Andreia Santana_2015_Papel, areia, cola e tinta_Ø 40 cm](https://zaratan.pt/images/user/image14448469852634.jpg)
!["Da terra a luz" (pormenor)_Andreia Santana_2015_Papel, areia, cola e tinta_Ø 40 cm editar legenda](https://zaratan.pt/images/user/image14448470071883.jpg)
!["Dar graxa à cova 3"_Andreia Santana_2015_Papel, areia, cola, tinta_54 x 71 cm](https://zaratan.pt/images/user/image14448482635630.jpg)
!["Dar graxa à cova 1 e 2"_Andreia Santana_2015_Papel, areia, cola, tinta_54 x 71 cm cada](https://zaratan.pt/images/user/image1444847133150.jpg)
!["Dar graxa à cova 1 e 2"_Andreia Santana_2015_Papel, areia, cola, tinta_54 x 71 cm cada](https://zaratan.pt/images/user/image14448471627380.jpg)
!["Polidoras"_Andreia Santana_2015_15 borrachas para maquina de escrever, corda e tinta_20 cm x Ø 5 cm](https://zaratan.pt/images/user/image1444847228600.jpg)
!["Polidoras"_Andreia Santana_2015_15 borrachas para maquina de escrever, corda e tinta_20 cm x Ø 5 cm](https://zaratan.pt/images/user/image14448473458963.jpg)
!["Estou aqui para as curvas"_Andreia Santana_2015_Madeira, corda, areia, cola e tinta_36 x 103 x 62 cm](https://zaratan.pt/images/user/image14965980275747.jpg)
No dia 12 de Fevereiro a Zaratan - Arte Contemporânea convida para a inauguração de Tábula Rasa uma exposição individual de Andreia Santana.
Os trabalhos desta artista desenvolvem-se a partir de experiências site-specific, recorrendo aos mais diversos materiais. Em Tábula Rasa, Andreia Santana apresenta um conjunto de experiências levadas a cabo tendo em conta as características do solo do espaço expositivo. As irregularidades do chão de cimento servem de pretexto para a construção de várias peças abrasivas que permitem aproximar a erosão da rasura, repetindo um movimento que ao retirar, fixa.
Nestes objectos de desbaste, o simultanêo apagamento que ocorre do atrito entre as duas superficies recorda a ausência como o princípio fundador do desenho e da escultura e o carácter arqueológico que o incessante deslocamento do solo proporciona.