Iron Age de AMALIA MOURAD

5 Janeiro a 21 Janeiro

AMALIA MOURAD | Iron Age



ABERTO | 5 a 21 de Janeiro de 2023 | Qui-Dom, 16h00 às 20h00
VISITA GUIADA | 7 de janeiro, 18:00
ENTRADA | Livre

Temos o prazer de apresentar Iron Age, uma exposição individual de Amália Mourad que reúne o trabalho produzido durante um mês em duas residências artísticas em Lisboa: PADA Studios e Zaratan.

Habitadas por personagens fantásticos imersos numa grande diversidade de ambientes e situações surreais, as obras expostas adotam uma técnica – pastéis a óleo sobre papel - nunca antes utilizada pela artista e exploram diferentes formatos e níveis de realização: desde experiências e estudos, a pinturas de média e grande escala.

As obras de Amalia Mourad são paisagens psicológicas nas quais a artista aborda questões sociais como papéis de gênero, solidão e alienação, medo e desejo. O seu trabalho recente foca-se principalmente em retratos e inspira-se diretamente nas Metamorfoses de Ovídio, onde é possível detetar um fascínio especial pelos mitos gregos que narram as injustiças sofridas pelas mulheres a partir da perspectiva das protagonistas femininas.

‘Idade do Ferro’ refere-se à última das quatro eras na Terra, conforme descrito no poema de Ovídio. Foi a “pior das eras… a terra viu a fé, a modéstia e a verdade fugirem – e no seu lugar vieram armadilhas e fraudes, engano e força e amor sacrílego pelo lucro… não apenas os homens pediram à terra sua riqueza, as suas colheitas e alimentos que nos sustentam, como também mergulharam nas entranhas da terra: lá começaram a cavar o que estava escondido no fundo do subsolo…”
 
BIO: AMALIA MOURAD nasceu (1992) e cresceu em Berkeley, Califórnia. O seu trabalho foca-se principalmente na figura, na emoção e na experiência humana. Formou-se em pintura pela Faculdade de Estudos Criativos da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (2013) e obteve um diploma de MFA em Belas Artes na Escola de Artes Visuais de New York (2016). Depois de cocluir os seus estudos, Mourad co-fundou o coletivo artístico Fruit Exchange Studios em Brooklyn. Exibiu o seu trabalho em New York, Califórnia, Miami, Montreal, Berlim, Espanha e Lisboa e foi representada em feiras de arte como PULSE e Spring Break Art Show. Em 2017 participou numa residência de um mês no Espositivo em Madrid e em 2020 completou uma segunda residência nos PADA Studios em Lisboa. O seu trabalho foi apresentado em várias publicações, incluindo um destaque como artista emergente na New American Paintings. Desde que se mudou para Berlim em 2018, Mourad mostrou o seu trabalho em várias galerias e espaços e aprendeu alemão.