PARTIDA, LARGADA, FUGIDA de Mariana Marques

2 Fevevereiro a 15 Fevevereiro

No dia 5 de Fevereiro, a Zaratan - Arte Contemporânea convida para a inauguração de Partida, Largada, Fugida uma exposição individual de Mariana Marques.

Esta exposição move-se numa viagem e na contemplação do panorama, com três paisagens em movimento instaladas no espaço. Não se trata de uma viagem a só: Mariana Marques mexe-se na direcção de modalidades operativas compartilhadas e propõe que as suas instalações sejam sonorizadas por 3 outros artistas convidados. No dia da inauguração duas das peças, PARTIDA e FUGIDA, serão musicadas ao vivo por S for Seward e Joana Guerra e as gravações das performances serão integradas nos trabalhos que compõem a exposição.

Para a LARGADA participa Alexandre Castro, designer e programador web, que construiu o mecanismo que controla o diálogo e a respiração entre os projectores.

Nas 3 instalações que compõem Partida, Largada, Fugida, o movimento e a música têm claramente uma importância fulcral. São, de facto, estes os elementos que ritmam as obras de Mariana Marques. A imagem encontra-se dentro do território do som e, a música é transmitida através do território da imagem.

Contemplam-se uma à outra. Como se o som fosse o movimento em si, aquele que retarda ou acelera as imagens, que é capaz de modificar o sentido.