LEITMOTIV # 10 – Ciclo de Música Escriturada | Ernesto Rodrigues + Xavier Almeida + Alvaro Rosso
15 Abril 2016 19h00
Cada mês apresentamos um episódio de “LEITMOTIV” um ciclo de concertos mensais com curadoria de Bernardo Álvares, centrado em escrituras musicais. As escrituras serão primeiro conceptualizadas por um compositor, posteriormente traduzidas para o papel por um artista plástico e finalmente interpretadas por músicos ao vivo na Zaratan. Neste décimo episódio, Alvaro Rosso interpreta um texto de Ernesto Rodrigues e ilustrado por Xavier Almeida. As Edições Senhora do Monte conceberam o novo design gráfico da publicação "Leitmotiv".
BIOS:
Ernesto Rodrigues (texto)
Começou a estudar violino com 7 anos sob a orientação do maestro Venceslau Pinto.
Frequentou o curso de violino do Conservatório Nacional. A partir de 1977 começou a colaborar com vários músicos de música improvisada. Tem uma produção discográfica extensa em nome próprio ou em colaborações. Fundador dos grupos Fromage Digital, Suspensão, Variable Geometry Orchestra e IKB Ensemble. Em 1999 cria a editora discográfica Creative Sources Recordings com grande reputação internacional.
Xavier Almeida (imagem)
Não optando pelo ensino artístico, Xavier decide ser assistente de artista no Atelier Van Lieshout (Roterdão, 2009) e de Fernanda Fragateiro (Lisboa, 2010-2015). Desenvolve desde 2008 projectos em várias áreas, principalmente; Desenho, Banda-desenhada, Instalação e Interacção. Os temas mais comuns balançam entre uma comédia seca, o absurdo da existência e a pornografia brejeira.
Alvaro Rosso (som)
Movido por um interesse pela música popular e pelo jazz, começa os seus estudos de contrabaixo na Escuela Universitaria de Musica de Montevideo, tomando contacto com a música clássica e a técnica de base do instrumento. Em França, onde continua a sua formação, começa a interessar-se pela linguagem contemporânea e a improvisação livre. Depois de um mestrado em Espanha, muda-se para Portugal, onde reside atualmente. Alvaro é um músico com formação e experiências ricas e diversas, que tem trabalhado tanto com orquestras sinfónicas, ballets e óperas, como com projetos de raízes populares ou experimentais, inclusive em conjunto com teatro, dança ou imagem. Hoje, além de professor, desenvolve e colabora em vários projetos, sobretudo de jazz mainstream e improvisação livre / composição instantânea.