LEITMOTIV # 10 – Ciclo de Música Escriturada | Ernesto Rodrigues + Xavier Almeida + Alvaro Rosso

15 Abril 2016 19h00

Every month we present an episode of "LEITMOTIV", a cycle of concerts curated by Bernardo Álvares, centered on musical writing. The music sheets are first conceptualized by a composer, later translated into a visual notation by an visual artist and finally performed live by musicians at Zaratan. In this 10th episode, Alvaro Rosso plays a text composed by Ernesto Rodrigues and illustrated by Xavier Almeida. The new graphic design the publication "Leitmotiv" is the result of a collaboration with Edições Senhora do Monte.

BIOS:

 

Ernesto Rodrigues (texto)

Começou a estudar violino com 7 anos sob a orientação do maestro Venceslau Pinto. 

Frequentou o curso de violino do Conservatório Nacional. A partir de 1977 começou a colaborar com vários músicos de música improvisada. Tem uma produção discográfica extensa em nome próprio ou em colaborações. Fundador dos grupos Fromage Digital, Suspensão, Variable Geometry Orchestra e IKB Ensemble. Em 1999 cria a editora discográfica Creative Sources Recordings com grande reputação internacional.

 

Xavier Almeida (imagem)

Não optando pelo ensino artístico, Xavier decide ser assistente de artista no Atelier Van Lieshout (Roterdão, 2009) e de Fernanda Fragateiro (Lisboa, 2010-2015). Desenvolve desde 2008 projectos em várias áreas, principalmente; Desenho, Banda-desenhada, Instalação e Interacção. Os temas mais comuns balançam entre uma comédia seca, o absurdo da existência e a pornografia brejeira. 

 

Alvaro Rosso (som)

Movido por um interesse pela música popular e pelo jazz, começa os seus estudos de contrabaixo na Escuela Universitaria de Musica de Montevideo, tomando contacto com a música clássica e a técnica de base do instrumento. Em França, onde continua a sua formação, começa a interessar-se pela linguagem contemporânea e a improvisação livre. Depois de um mestrado em Espanha, muda-se para Portugal, onde reside atualmente. Alvaro é um músico com formação e experiências ricas e diversas, que tem trabalhado tanto com orquestras sinfónicas, ballets e óperas, como com projetos de raízes populares ou experimentais, inclusive em conjunto com teatro, dança ou imagem. Hoje, além de professor, desenvolve e colabora em vários projetos, sobretudo de jazz mainstream e improvisação livre / composição instantânea.