LIGA /10 | Susana Mendes Silva + Bárbara Fonte

5 Outubro 2025 16h00

LIGA /10 | Susana Mendes Silva + Bárbara Fonte
Curadoria de João Fonte Santa

HORÀRIO | 5 de outubro, 16:00 – 20:00 (entrada livre)
APOIO | República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
 
É comum na produção de metais usar ligas, ou seja, combinar metais com outros elementos (geralmente não metais). O resultado da mistura dá origem a materiais que geralmente diferem dos metais base, fornecendo-lhes novas qualidades, nomeadamente maior robustez mecânica, ureza ou resistência à corrosão.
Organizado por João Fonte Santa, LIGA é um projeto artístico que fomenta uma abordagem coautoral, onde os resultados de um diálogo entre artistas se materializam numa instalação conjunta exposta durante um dia na black box da Zaratan.
 
Biografias:

BÁRBARA FONTE | Artista visual, nascida a 1981, dedicada à produção artística desde 2005, atuando nos meios do desenho, fotografia, performance e vídeo. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pós-graduada em Teoria e Prática do Desenho pela mesma faculdade. O trabalho é descrito como uma performance íntima que explora a linguagem dos símbolos (um lugar evocativo e omisso, antigo e manifesto, íntimo e comum...). Invoca a relação entre o feminino, a cultura e a religião de uma perspectiva individual em sintonia com uma história pessoal e uma atitude empírica. O trabalho explora o diálogo entre os impulsos da psique e os instintos de um corpo-eu face à consciência colectiva como seres de dogmas.

SUSANA MENDES SILVA | (Lisboa, 1972) é artista plástica, performer e professora auxiliar na Universidade de Évora/DPAO. O seu trabalho integra uma componente de investigação, e de prática arquivística, que se traduz em obras cujas referências históricas e políticas se materializam em exposições, ações e performances através dos mais diversos meios de produção. O seu universo contempla e reconfigura contextos sociais diversos sem perder de vista a singularidade do indivíduo. A sua intimidade psicológica ou a sua voz são inúmeras vezes veículos de difusão e recepção de mensagens poéticas e políticas que convocam e reativam a memória das/os participantes e espectadores. Susana estudou Escultura na FBAUL e frequentou o programa de doutoramento em Artes Visuais (Studio Based Research) no Goldsmiths College, Londres, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. É Doutorada em Arte Contemporânea, pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, com a tese baseada na sua prática performativa – "A performance enquanto encontro íntimo". É, também, Investigadora integrada CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e membro da Direcção da AAVP — Associação de Artistas Visuais em Portugal.