LIGA /9 | António Caramelo + Gil Ferrão

20 Abril 2025 16h00

LIGA /9 | António Caramelo + Gil Ferrão
Curadoria de João Fonte Santa

HORÀRIO | 20 de Abril, 16:00 – 20:00 (entrada livre)
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
 
É comum na produção de metais usar ligas, ou seja, combinar metais com outros elementos (geralmente não metais). O resultado da mistura dá origem a materiais que geralmente diferem dos metais base, fornecendo-lhes novas qualidades, nomeadamente maior robustez mecânica, ureza ou resistência à corrosão.
Organizado por João Fonte Santa, LIGA é um projeto artístico que fomenta uma abordagem coautoral, onde os resultados de um diálogo entre artistas se materializam numa instalação conjunta exposta durante um dia na black box da Zaratan.

 
Biografias:

GIL FERRÃO | Vila Franca de Xira, 1996. É um artista que vive e trabalha em Aguiar, Évora. No seu trabalho, explora a união do consciente e do inconsciente, onde podem coabitar diversos materiais e suportes. Descreve as suas obras como experiências que gosta de levar para fora dos museus e compartilhar com estranhos. Expõe regularmente e participa em residências artísticas desde 2016. É representado pela Artemis Gallery, Lisboa.
 
ANTÓNIO CARAMELO | Nasceu em Angola. Vive em Oeiras. Licenciou-se em Escultura na FBAUL e fez mestrado em Media Art no MECAD / Universidade de Ramon Llull, Barcelona. Foi docente na Universidade de Évora no Curso de Artes Visuais-Multimédia (2001 - 2015). Como artista visual tem realizado, desde 1999, diversas exposições em Portugal e no estrangeiro, como Espanha, USA, Croácia, Bélgica, UK, Noruega e Escócia. Organizou, em conjunto com João Fonte Santa, exposições na Plataforma Revolver entre 2002 e 2009, e em espaços alternativos. Foi programador das Sessões da Buganvília, projecto editorial sobre o cruzamento entre videoarte e música, na Zaratan. Organiza, desde 2018, na SMUP, o Sunsetnoise, evento ligado ao cruzamento das artes sonoras com movimento do sistema solar. Colaborou na concepção e apresentação em diversos projectos audiovisuais para música, teatro e dança contemporânea. Individualmente criou em 2016 um projecto musical denominado Demónio António, contando diversas apresentações públicas (Serralves, MAAT, SMUP, etc).