SCHWARZSONNE | Perdido Nas Marés

9 Dezembro 2024 16h00

SCHWARZSONNE
Perdido Nas Marés

EXPOSIÇÃO: 19-20-21-22 Dezembro 2024, 16:00-20:00

CONVERSA COM O ARTISTA: 21 Dezembro 2024, 18:00

 

A Zaratan tem o prazer de apresentar uma nova instalação multimédia de Schwarzsonne, desenvolvida durante a sua residência em Lisboa e criada especificamente para o espaço Black Box da galeria.

Perdido Nas Marés é um projeto que nasce das experiências pessoais, pesquisas e entrevistas do artista. Revela uma tragédia recorrente no seu país de origem: estudantes do ensino secundário levados ao suicídio pela imensa pressão das suas escolas, professores, pais e colegas.

Cada obra de arte dentro do projeto ressoa com as outras, formando uma parte independente mas interligada de um todo maior. O projeto oferece uma narrativa alternativa e poética centrada no suicídio trágico de um jovem rapaz junto a um rio na cidade natal do artista. Este rio atua como um fio condutor vital que conecta as várias peças, simbolizando a vida dentro da comunidade local e servindo como uma referência cruzada entre diferentes aspetos do projeto.

Profundamente imerso na vida local da região, o artista criou textos de pseudo-reportagem para um jornal multilingue (Chinês Tradicional/Inglês/Alemão/Francês/Japonês) publicado numa data inexistente (31 de fevereiro de 2024) que complementa a instalação. Estes textos incluem estatísticas críticas de suicídio específicas da área, refletindo a verdade inegável de mal-entendidos entre as diferentes partes ligadas ao protagonista, como se estivessem presos numa moderna Torre de Babel.

O projeto visa aumentar a consciencialização sobre este problema social premente e chamar a atenção para os fenómenos críticos que ocorrem anualmente ao longo do rio, num contexto de censura local e silenciamento.

Um tríptico de imagens fotográficas retrata as três etapas-chave da narrativa em torno do suicídio, realçado por uma estética sombria e grunge alcançada através de um processo de impressão único.

A instalação é composta por um vídeo com projeções múltiplas que apresenta filmagens e imagens do rio e seus arredores. Estes elementos visuais são acompanhados por áudio em camadas, incorporando recitações de nomes de vítimas no dialeto local, poesia em diferentes idiomas (Chinês/Inglês/Alemão/Português), sons ambientes e música original. Estes elementos conjuntos criam uma atmosfera cativante, quase mística, inspiradora e fascinante dentro do vídeo.

BIOGRAFIA: Schwarzsonne é um artista multidisciplinar com uma alma inspiradora e uma pesquisa por criações infinitas, envolvendo-se numa gama diversificada de práticas artísticas. Estas incluem pintura em técnica mista, fotografia, videografia, poesia, texto e publicação.

Com uma vida constantemente a oscilar entre ilusões e verdade, sonhos e realidade, brilho e escuridão, grandeza e humildade, beleza e feiura, em nome da arte e da poesia, Schwarzsonne distorce e transforma todos os encontros que lhe são concedidos pela Roda da Fortuna.

Esteja alegre ou triste, virtuoso ou defeituoso, esforça-se para extrair e purificar a quintessência de suas experiências através da Alquimia das Imagens. Este processo envolve a mistura de esperanças, profecias, rapsódias, mentiras e Wahrheit — até mesmo descobrindo a luz interior e os núcleos sagrados dentro dos objetos mais escuros, abjetos e esplênicos. Ao injetar significado em todos os aspetos sombrios da existência, tem lutado contra a fome, a pobreza, o frio, a morte e todos os adversários e inimigos da maravilha na vida. Nos últimos anos, desde que se uniu à sua alma gêmea, esposa e parceira criativa, Coral, "Amour (Amor)" tornou-se o tema central da sua criação artística. Através do amor, infundiu o seu conceito artístico e a paixão da sua vida numa unidade integrada e inseparável dentro da sua obra artística. Considera o amor e a arte como fatores idênticos e vitais no seu processo criativo.

LINKS: @soleil.noir.me | www.soleil-noir.me/intro.html