Artist Talk | SORCHA MCNAMARA & PAIGE TAUL

29 Junho 2024 16h00

Zaratan AIR
Artist Talk | SORCHA MCNAMARA & PAIGE TAUL

QUANDO | 29 de Junho, 16:00
ENTRADA | Livre
INFO | residencies@zaratan.pt

“Artist Talks” é um ciclo de conversas organizado pela Zaratan que oferece a oportunidade de encontrar os artistas internacionais em residência e de conhecer o seu processo criativo.
No dia 29 de Junho, pelas 16:30, temos o prazer de convidar para um encontro com Sorcha McNamara e Paige Taul. As artistas estarão disponíveis para introduzir as suas práticas artísticas e conduzir os visitantes numa conversa em torno do imaginário de criação e das peças criadas durante as sua estadias em Lisboa
A conversa é em inglês; os participantes são convidados a participar e questionar. 

BIOS:
>>>SORCHA MCNAMARA é uma artista visual que vive e trabalha em Mayo, na Irlanda, e em outros lugares. Possui um mestrado em Arte + Pesquisa Colaborativa pela IADT Dún Laoghaire (2024) e uma licenciatura em Belas Artes - Pintura pela Limerick School of Art & Design (2019). Exposições individuais anteriores incluem ‘Fathomless Arms’, Ballina Arts Centre, Mayo (2023); ‘(des)attachments’, The Hyde Bridge, Sligo (2022) e Oonagh Young Gallery, Dublin (2022). A sua prática foi apoiada pelo Arts Council of Ireland e pelo Mayo County Council Arts Office. Sorcha já realizou residências no Leitrim Sculpture Center (2024); Totaldobze Art Centre, Riga (apoiado pela Ormston House, Limerick e pelo projeto Artist-Run Network Europe, 2022); Projetos Tangentes, Barcelona (2021); e PADA Studios, Lisboa (2020). O seu trabalho está representado nas coleções The Office of Public Works, Dublin; O Museu Hunt, Limerick; bem como coleções particulares na Europa e no Reino Unido. 
https://www.sorchamcnamara.com/

>>>PAIGE TAUL nasceu em Oakland, CA . Obteve uma licenciatura em Studio Art com especialização em cinematografia pela Universidade da Virgínia e um mestrado em Imagem em Movimento pela Universidade de Illinois em Chicago.
O seu trabalho envolve e desafia pressupostos de expressão cultural negra e noções de pertença através da cinematografia experimental. Os seus interesses residem em observar as conexões ambientais e familiares com conceitos vinculados a expectativas baseadas na raça e em expor esses limites da identidade em áreas como religião, cultura, linguagem e outras experiências baseadas na comunidade negra.
É professora assistente no Departamento de Cinema, Vídeo, Novos Médias e Animação da School of the Art Institute of Chicago.
https://paigetaul.com/home.html