YASMINE LAHJIJ | Open Studio

25 Novembro 2023 16h00

YASMINE LAHJIJ | Open Studio

ABERTO | 25-26 Novembro 2023, 16:00 – 20:00
+ INFO | residencies@zaratan.pt
ENTRADA | Livre

Nos dias 25 e 26 de novembro, entre as 16h00 e as 20h00, o espaço de residências da Zaratan estará aberto ao público para o Open Studio da artista Yasmine Lahjij, que apresenta o processo e os trabalhos realizados durante a sua estadia de um mês em Lisboa.
Os objetos produzidos por Yasmine estão imbuídos de temáticas ritualisticas. A artista tem vindo a desenvolver uma série de amuletos decorados à mão em diversos formatos que remetem para a mão de Fátima (hamsa), bem como uma série de trabalhos têxteis que mesclam bordados e técnicas de apliques.
Interessada nos aspectos gestuais que o ser humano incute na prática ritual, a artista faz questão de conservar sutis irregularidades subtis, tornando cada elemento singular sem prejudicar o equilíbrio da decoração ou do objeto.
Percebendo ambos os média (cerâmica e arte téxtil) como recipientes de narrativa cultural e contentores de costumes coletivos, relaciona-se com estas técnicas adotando uma atitude aberta e sincera, investigando-os como portadores de um potencial emotivo.
Os trabalhos em exposição fazem parte de um projeto em andamento que explora a prática sagrada e popular do Ex-voto.
A residência de Yasmine Lahjij é financiada pela União Europeia na ação de mobilidade Culture Moves Europe.
Isenção de responsabilidade: Este trabalho foi produzido com a assistência financeira da União Europeia. As opiniões aqui expressas não podem de forma alguma ser consideradas como um reflexo da opinião oficial da União Europeia.

BIO: YASMINE LAHJIJ (1986) é uma artista franco-marroquina radicada em Tânger e Saint-Rémy-de-Provance.
O seu trabalho é inspirado na sua formação e herança. Os seus desenhos e cerâmicas refletem a fusão de culturas. Preocupada com a corporificação do corpo, os seus limites, mas também com as suas relações de poder, a sua prática explora noções de identidade, vulnerabilidade e fantasia. Varrendo cada assunto através de duas culturas díspares, a sua abordagem entrelaça referências culturais das tradições cristãs e muçulmanas e infunde-as numa investigação de diálogo e harmonia.
Possui uma licenciatura em Belas Artes e Cinema e um mestrado em Belas Artes pela Université Pantheon-Sorbonne, Paris. Obteve também um mestrado em Artes e Línguas pela EHESS, Paris.
O seu trabalho foi exibido no Premio Vittorio Viviani, Nova Milanese; Prêmio de Dessin Pierre David-Weill, Académie des Beaux-Arts - Institut de France, Paris; Festival Youmein, Tânger; 100 artisti, Palazzo Fani, Toscana. Foi selecionada para o programa de mentoria 'Room To Bloom', uma plataforma feminista de artistas emergentes que trabalham no campo do feminismo ecológico e pós-colonial. Os seus desenhos foram publicados em 'ManbouZine', editado por Haven for Artists, Beyrut.
Em 2023, começou a desenvolver uma série de workshops dedicados a jovens e adultos em Marrocos, explorando a transmissão de uma memória do gesto e da forma através da cerâmica.