Zaratan AIR KATARÍNA KNEŽNÍKOVÁ | Open Studio

24 Agosto 2023 16h00

Zaratan AIR
KATARÍNA KNEŽNÍKOVÁ | Open Studio

EXPOSIÇÃO | De 24 a 27 de Agosto 2023, 16:00 – 20:00
ARTIST TALK | 27 de Agosto 18:00
ENTRADA | Gratuita
INFO | residencies@zaratan.pt

Nos dias 24-25-26-27-de Agosto , entre às 16h00 e as 20h00, o espaço das Residências Artísticas da Zaratan estará aberto ao público para o Open Studio da artista Katarína Knežníková, que apresentará os trabalhos realizados durante a sua estadia de um mês em Lisboa.
A abordagem de Katarína ao Open Studio revela o processo criativo, em bruto, de um projecto maior que está em curso. Kata mostra um documento interactivo que consiste em pequenos livros-objectos (flipbooks ou livros de desenhos animados) acompanhados por pinturas e notas sobre pensamentos acerca do o que é o bem-estar, a confiança e o controle. Os materiais farão parte da sua primeira exposição individual prevista para Setembro na Eslováquia.

No espaço do estúdio, poderá também ser vislumbrado o design de cartazes experimentais/ centrados em materiais, feitos para o A4 - Space for Contemporary Culture em Bratislava, nos quais Katarina também trabalha actualmente.
Na abertura do Open Studio haverá também o lançamento de um poster em risografia, criado numa colaboração entre os artistas e a Zaratan e impresso numa edição limitada de 25 exemplares.
A sua residência na Zaratan é apoiada pelo Slovak Arts Council

BIO: KATARÍNA KNEŽNÍKOVÁ é uma gravurista, artista gráfica e pintora sediada em Bratislava, Eslováquia. A sua prática artística oscila entre o uso de temas da vida quotidiana e a desconstrução social, um cofre de micro-situações profundas ou de percalços, capturados em colagens de pinturas, impressões gráficas, textos e vídeos. A sua prática varia entre gestos visuais e um arquivo cândido, baseado em contrastes, densidade e camadas, num esforço para compreender e revelar temas como a necessidade de controle, o culto da confiança, a rejeição da alteridade e questões de escapismos ou de colectivos.
Na sua curta prática artística profissional, co-criou o conceito visual do livro Bratislava's Modern Fountains (2021), baseado no aspecto social de fontes como elemento de arquitectura de bem-estar. O seu foco em água como espaço heterotópico desempenha um papel importante nos vários tópicos sociais que explora, como escreveu no ensaio da revista de cultura eslovaca, Kapitál (Novembro de 2022) intitulado "Ser nadador-salvador não é um conceito artístico".
Actualmente, prepara a sua primeira exposição individual.
A sua residência na Zaratan é apoiada pelo Slovak Arts Council.
LINK: instagram: @ciiipana