SENSORY MULTIMODAL WORKSHOP Eriko Jane Takeno | OFICINA MULTIMODAL SENSORIAL

26 Agosto 2023 17h00

SENSORY MULTIMODAL WORKSHOP
Eriko Jane Takeno | OFICINA MULTIMODAL SENSORIAL

O espaço como meio, o pensamento poético como ferramenta
26de Agosto 2023, 17h-19h

“O ato poético é a revelação de uma possível esfera de experiência ainda não experimentada (ou seja, o experimentável)”.
[Franco 'Bifo' Berardi, “Respiração: Caos e Poesia” (2019)]

Este workshop convida os participantes a experimentar a poesia como um modo de pensar e visa oferecer uma ferramenta alternativa de cura para a ansiedade que muitas vezes é desencadeada por pensamentos somáticos e traumáticos. A artista, pesquisadora e poeta Eriko Jane Takeno desenvolveu esta atividade aberta ao público como uma forma de partilhar com outras pessoas o seu próprio percursode descoberta poética e recuperação emocional de suas próprias dificuldades psicológicas.
Os participantes são convidados a explorar uma abordagem consciente de suas próprias percepções do ambiente físico e a comunicar suas experiências com o resto do grupo. A oficina desenvolve-se como um triplo processo de observação – visualização - discussão.
Este método de pensamento somático através da poesia tenciona ativar uma conexão mútua entre os espaços interno e externo do corpo, permitirá ao praticante desconstruir narrativas traumáticas de ansiedade e moldá-las em novas narrativas.

INFORMAÇÕES:
- O workshop será realizado em inglês
- Não é necessário nenhum conhecimento específico ou experiência prévia;
- O espaço é limitado a 12 participantes;
- A participação é gratuita;
- Para inscrições ou mais informações: info@zaratan.pt

BIO:
ERIKO JANE TAKENO (1990, Londres) é uma artista, pesquisadora e poetisa. Obteve uma licenciatura em Artes e Literatura pelo Departamento de Língua e Literatura Francesa, Aoyama Gakuin University no Japão, e completou seu mestrado no Royal College of Art em Information Experience Design, no Reino Unido. Inspirada pelo filosofo Federico Campagna, que fala sobre a vulnerabilidade como uma possibilidade infinita de resolução (2018), Eriko explora suas próprias experiências introspectivas por meio de sua prática artística Eriko procura transformar experiências fundamentalmente introspectivas em métodos experimentais para ajudar outras pessoas em processo terapêuticos de cura. Dirige a oficina, 'Multimodal Sensory Workshop; Space as Medium, Poetic Thinking as a Tool’, para partilhar a sua prática. Criado em colaboração com psicólogos do Japão e da Austrália, o workshop foi realizado no Japão, Reino Unido e Holanda. Recentemente começo uma nova série de workshops, 'Dialogue' em Tóquio, em colaboração com a pianista clássica japonesa Mina Koike. A sua investigação centra-se na qualidade da educação artística em relação à saúde mental, com base num exame da educação artística do Black Mountain College, uma escola de artes experimental na Carolina do Norte nos EUA. Tendo como bese as suas próprias experiências de educação artística e dificuldades psicológicas, Eriko analisa como a educação artística pode aproveitar as experiências vulneráveis individuais para desconstruir pensamentos traumáticos e reconstruí-los em novas narrativas. O seu trabalho 'Crafting Narrative' foi indicado ao Helen Hamlyn Design Awards 2019 e publicado no catálogo 'Design Research for Change 2019' da AHRC, editado pelo professor Paul A. Rodgers. É finalista do Korean Cultural Centre UK OPEN CALL 2019 e do programa bang.Prix 2020 na Turquia. Apresentou o seu trabalho em toda a Europa e nos EUA.

LINKS @erikojtakeno https://www.erikojtakeno.com/