QAFAR RZAYEV | “The Story of a Boy with White a Bed Sheet”
29 Março 2023 16h00
Zaratan AIR | Open Studio
QAFAR RZAYEV | “The Story of a Boy with White a Bed Sheet”
EXPOSIÇÃO | 29 de Março a 1 de Abril 2023, 16:00 – 20:00
ENTRADA | Gratuita
INFO| residencies@zaratan.pt
Temos o prazer de convidar para a abertura de “The Story of Boy with a White Bed Sheet”, uma exposição pop-up de Qafar Rzayev, artista residente na Zaratan.
As obras apresentadas fazem parte de um projeto maior em desenvolvimento, onde o artista reflete sobre a sua história pessoal e os seus traumas recentes: a guerra, a pandemia, a vida no exílio.
A galeria da Zaratan é obstruída por um conjunto de esculturas coloridas em forma de disco, aparentemente inofensivas, que dificultam a passagem. A tranquilidade velada do cenário dissipa-se quando percebemos a ameaça e o perigo iminente: estamos a caminhar num campo minado. Em Azerbijan, o país natal de Qafar, existe um território ocupado há mais de 30 anos onde restos de minas, resquícios de conflitos repetidos, muitas vezes ferem ou matam civis. A instalação denuncia as consequências da contaminação por explosivos de guerra em zonas de pós-conflito e reivindica um espaço seguro e utilizável.
O título da exposição deriva de uma performance que o artista realizou em Granja: o ato de desenrolar um lençol do telhado de sua casa. A grande bandeira branca é uma referência direta e efetiva à ideia de paz e pureza que se opõe ao burburinho, ao conflito e à natureza contraditória do momento presente.
BIO: QAFAR RZAYEV nasceu em 1993 em Ganja, Azerbaijão. Após dois anos de estudos na universidade, desistiu da licenciatura para dedicar todo o seu tempo e energia à arte de forma autodidata. Em 2016 começou a intervir nas paredes da cidade de Ganja com trabalhos de street art e graffiti. A sua prática artística envolve frequentemente arte conceptual e intervenções sociais, com o objetivo de criar um impacto positivo na comunidade e desafiar formas tradicionais de pensar. Recentemente, a arte pública e participativa, baseada em narrativas e memórias coletivas, tornou-se o seu meio de expressão principal para explorar questões contemporâneas como sociedade civil, igualdade de gênero e responsabilidade social. O seu trabalho é frequentemente inspirado pela história e cultura do Azerbaijão. Recentemente, tem vindo a explorar as memórias e traumas da primeira e segunda guerra de Karabakh, trabalhando no seu projeto em andamento ”The Story of Boy with White Bed Sheet”.
A sua residência na Zaratan é apoiada pelo fundo 'EU4Culture Mobility Grants', financiado pela União Europeia.