Art Talks | SUN BAIYI

16 Dezembro 2022 18h00

Zaratan AIR
Art Talks | SUN BAIYI

HORÁRIO | 16 de Dezembro, 18:00
ENTRADA | Livre
INFORMAÇÕES | residências@zaratan.pt
APOIOS | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

“Art Talks” é um ciclo de conversas organizado pela Zaratan que oferece a oportunidade de encontrar os artistas e agentes internacionais em residência e de conhecer o seu processo criativo.
Neste encontro, Sun Baiyi 
No dia 16 de dezembro, temos o prazer de convidá-lo a conhecer Sun Baiyi, que apresenta a sua prática multifacetada emquanto intermediadora cultural.
A sua residência na Zaratan lança um novo capítulo da sua pesquisa sobre a interseção entre arte e economia para a implementação de uma strat-up. Qual o papel da intermediação cultural no surgimento e disseminação de conceitos e formas artísticas? Que tipo de serviços os artistas contemporâneos procuram no presente?
A conversa será realizada em inglês; o público é convidado a participar e questionar.

BIO: SUN BAIYI facilita a produção, a divulgação, o cultivo e a valorização das artes e da cultura (no sentido mais amplo da palavra). Ainda a procura de um rótulo que possa resumir a sua prática e a sua pesquisa recente, Baiyi Sun tem trabalhado como intermediária cultural em várias funções, incluindo: intérprete; tradutora; gestora de eventos literários; líder de workshop e redatora de correspondência interlingual e intercultural. Em Lisboa, está a construir na base da sua experiència como facilitadora cultural para encontrar artistas, performers, produtores, promotores e público, e criar uma rede de parcerias altamente personalizadas com os agentes que trabalham no ecossistema das artes e da cultura. Interessa-se em tornar a arte mais acessível para aqueles que se sentem intimidados pelo meio cultural e não têm a oportunidade de experimentar a arte. Tenciona explorar o potencial poder democratizante do comércio e acredita que é possível tornar a ideia de “possuir arte” menos exclusiva. Na prática, Baiyi Sun está interessada em desenvolver novos clientes num nicho de mercado da arte ainda por explorar. De partida de Taiwan, de onde é originária, ainda não decidiu onde se instalar, mas Lisboa, Liverpool, Londres e Leicester estão na lista.