ROXANNA ALBAYATI | Chasing Freedom

24 Novembro 2022 16h00

Zaratan AIR
ROXANNA ALBAYATI | Chasing Freedom 

INSTALAÇÃO | 24-27 de novembro, 15:00-20:00
PERFORMANCE | 27 de novembro, 17:30
ENTRADA | Livre
INFORMAÇÕES | residências@zaratan.pt
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes | | Help Musicians | Mejlis Institute

Temos o prazer de apresentar SHEKARE AZADI (Chasing Freedom), um projeto interdisciplinar desenvolvido ao longo de 2022 por Roxanna Albayati, que tem vindo a questionar a sua prática em diferentes ambientes. Essa jornada pessoal e ao mesmo tempo localizaza em diferentes contextos, tem-lhe permitido explorar os coinceitos de identidade, liberdade e devir, e a sua constante evolução. Do Dubai, à Arménia, à Sicília, Roxanna termina a viagem em Portugal, apresentando o seu trabalho no contexto da atual revolta no Irão, onde os iranianos lutam por “Zan, Zendegi, Azadi (Mulheres, Vida, Liberdade)”.

O projeto assume a forma de uma instalação multimédia e uma performance ao vivo, com Rebecca Moradalizadeh e Rodrigo B. Camacho.
Composta por palavras, fotos, linhas do tempo, vídeos e músicas coletadas durante o último ano, a instalação audiovisual está diretamente entrelaçada com a performance, servindo de partitura para a construção do evento ao vivo (27 de novembro, 17h30).

ROXANNA ALBAYATI (n. 1994. Londres) é artista interdisciplinar e educadora musical. A sua prática foca-se na combinação da música experimental com as artes performátivas, explorando tópicos que envolvem a identidade, o sentimento de pertença e o corpo. A sua música mistura a improvisação transcultural com a música clássica iraniana e a fisicalidade da performance. Embora predominantemente violoncelista, Roxanna também utiliza a sua voz, o ghaychak e o seu corpo para materializar e realizar as suas experimentações, fascinada pelo processo e a evolução natural da descoberta. As suas práticas como docentes, perquisadora e artísta cruzam-se frequentemente, onde, através da constante incorporação dos princípios artísticos, Roxanna coloca-se no centro da investigação, a fim de fortalecer e informar as bases para práticas criativas e educativas. 

PERFORMERS:
REBECCA MORADALIZADEH (n. 1989, Londres) artista plástica, performer e arte-educadora luso-iraniana, vive e trabalha no Porto. É mestre em Estudos Museológicos e Curadoriais e licenciada em Artes Plásticas – multimédia pela FBAUP e frequentou o programa Erasmus na Sheffield Hallam University, Reino Unido. Desde 2010 apresenta o seu trabalho em exposições, festivais, residências e artist talks em Portugal e no estrangeiro. As áreas que explora são a performance, vídeo, fotografia, instalação, desenho e gastronomia, incidindo-se sobre questões do corpo, identidade, território, memória, arquivo e vestígios, destacando-se o projeto autobiográfico LandMarks Series criado em 2015.
 
RODRIGO B. CAMACHO (n. 1990, Funchal), é criador e curador interdisciplinar. Como ensaísta, produz historiografia crítica de cariz filosófico e sociológico. Na produção artística, interessa-se por comunicação e por estruturas linguísticas e reescava incessantemente questões que se prendem com diversas formas de violência na produção e participação política. Os seus estudos em complexidade e emergência organizacional levam-no a tomar abordagens cada vez mais ecológicas nos projetos culturais que desenvolve nos campos das artes visuais e performativas, ainda que com especial foco na música experimental contemporânea.