Artist Talk | ROXANNA ALBAYATI

20 Novembro 2022 17h00

Zaratan AIR
Artist Talk | ROXANNA ALBAYATI

HORÁRIO | 20 de Novembro, 17:00
ENTRADA | Livre
INFORMAÇÕES | residências@zaratan.pt
APOIOS | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes | Help Musicians | Mejlis Institute. 

“Artist Talks” é um ciclo de conversas organizado pela Zaratan que oferece a oportunidade de encontrar os artistas internacionais em residência e de conhecer o seu processo criativo.
Neste encontro, Roxanna Albayati apresenta o projeto interdisciplinar que está a desenvolver desde o início de 2022 e que culmina nesta residência em Lisboa. O seu trabalho explora os conceitos de identidade, liberdade e devir, tendo com o pano de fundo a atual revolta no Irã, onde os iranianos estão lutando por "Zan, Zendegi, Azadi” (Mulheres, Vida, Liberdade)". Para partilhar a sua linguagem musical e poética, o evento encerra com uma breve improvisação ao vivo.
A conversa será realizada em inglês; o público é convidado a participar e questionar.
O corpo de trabalho produzido durante sua residência na Zaratan será apresentado em breve na forma de um Open Studio (24-25-26-27 de novembro) e uma performance multimídia (27 de novembro) com Rebecca Moradalizadeh e Rodrigo B. Camacho.

BIO: ROXANNA ALBAYATI (n. 1994) é artista interdisciplinar e educadora musical. A sua prática foca-se na combinação da música experimental com as artes performátivas, explorando tópicos que envolvem a identidade, o sentimento de pertença e o corpo. A sua música mistura a improvisação transcultural com a música clássica iraniana e a fisicalidade da performance. Embora predominantemente violoncelista, Roxanna também utiliza a sua voz, o ghaychak e o seu corpo para materializar e realizar as suas experimentações, fascinada pelo processo e a evolução natural da descoberta. As suas práticas como docentes, perquisadora e artísta cruzam-se frequentemente, onde, através da constante incorporação dos princípios artísticos, Roxanna coloca-se no centro da investigação, a fim de fortalecer e informar as bases para práticas criativas e educativas. Actuou em espaços e eventos como IKLECTIK (Londres), Casa das Artes/Sismógrapho (Porto), Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal), Splendor (Amsterdam), We Make Tomorrow Climate Summit (Serpentine Galleries, Londres), e apresentou os seus trabalhos originais no Sound Festival (Aberdeen), Intercultural Practice and Music Symposium (University of Hull), METRIC IP (EAMT, Tallinn) e Sounds Like THIS Festival (Leeds). Obteve uma licenciatura em Música (Goldsmiths, University of London) e um mestrado em Performance and Music Education (Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, London). Atualmente trabalha no Trinity Laban como pesquisadora de pós-graduação e tutora de improvisação, investigando a voz com os alunos e a integração de grupos estudantis minoritários. Será residente no Halaquat (Goethe-Institut/Bozar) 3ª residência de improvisação (Bruxelas) em dezembro de 2022. A sua residência na Zaratan é possível graças ao apoio de Help Musicians e do Mejlis Institute.