Concerto de HOSSAM HILAL
8 Outubro 2022 19h00
Concerto de HOSSAM HILAL /// concerto
com João Madeira, M-Pex e Patrícia Domingues
8 Outubro, 19h00
Entrada Livre
com João Madeira, M-Pex e Patrícia Domingues
8 Outubro, 19h00
Entrada Livre
Temos o prazer de convidar para o concerto de Hossam Hilal (percussão / guitarra elétrica / eletrónicas), desenvolvido em colaboração com os artistas M-PeX (guitarra portuguesas / eletrónicas), Patricia Domingues (voz) e João Madeira (contrabaixo).
Durante a sua residência na Zaratan, o produtor, multi-instrumentista, compositor e engenheiro de som Hossam Hilal infiltrou-se no cenário lisboeta de música improvisada e paralelamente explorou as sonoridades da música tradicional portuguesa.
A partir das semelhanças entre um certo tipo de música tradicional egípcia e as sonoridades do fado, surgiu a colaboração com os músicos portugueses João Madeira, M-Pex e Patrícia Domingues. O concerto em quarteto alterna trechos de composição com muita improvisação livre e experimentação em tempo real.
Um agradecimento a Dinis Lapa pela tradução para Português dos textos das canções.
APOIOS: República Portuguesa / Direção-Geral das Artes (Zaratan) e Culture Resource.(Hossam Hilal)
DESIGN DO CARTAZ: Felix Vong
BIOS:
M-PEX é um músico, compositor e produtor de Lisboa, Portugal, que tem na guitarra portuguesa a marca da sua identidade musical, fundindo as suas sonoridades com diversas paisagens sonoras, incluindo a música eletrónica. As suas criações visam modernizar e globalizar este instrumento tradicional da cultura portuguesa, no alcance de uma confluência musical arrojada e inovadora.
JOÃO MADEIRA iniciou os estudos de música e contrabaixo no Conservatório de Lisboa, aos 12 anos. Como músico estudou diversos idiomas extraocidentais, antes de se dedicar à improvisação livre/composição em tempo real. Colaborou como co-criador, compositor, músico, actor, ou diretor musical, em criações como: “A Fábrica de Nada”, 2005, e “A Máquina Hamlet”, 2020 – Artistas Unido, entre muitas outras. Actualmente é reconhecido pelo trabalho desenvolvido com o trio free jazz GALMADRUA, e o dueto de contrabaixos com Hernâni Faustino. Paralelamente desenvolve outros projetos multidisciplinares, como a sua parceria com Margarida Mestre. É o curador, compositor e condutor do ciclo performativo intitulado Golfo Místico, na Zaratan em Lisboa, desde 2017. Fundou a 4DaRecord, uma editora de música, em 2021, com o lançamento do álbum "Ângulo / Flama", um duo de contrabaixo e saxofones/clarinetes, com Paulo Galão. Em 2022, lançou o seu primeiro disco a solo "Aqui, Dentro", editado em CD pela Miso Music.
HOSSAM HILAL é produtor experimental egípcio, multi-instrumentista, compositor e engenheiro de som. O seu trabalho funde elementos orientais com sonoridades psicodélicas e ambient. Durante os seus estudos, trabalhou como engenheiro de som, colaborando na gravação de vários músicos renomados do Cairo. Em 2015, guitarrista do grupo “Subject Matter”, uma banda de rock psicodélico progressivo. Apresenta-se regularmente com o coletivo “Procession Towards the Unknown”, um projeto psicodélico de improvisação sombria. A partir de 2017 dedicou-se à composição de um som único, experimentando diferentes géneros, o que levou ao nascimento de seu primeiro projeto autoral a solo em 2019. De momento está em residência com a Zaratan, com o apoio de Culture Resource.
PATRÍCIA DOMINGUES é cantora livre. Tem praticado para permitir o livre fluxo da voz, do canto, da energia (as emoções presentes, as intenções puras, as mensagens que surgem) através do canto, no momento de partilha com outros músicos/intérpretes/artistas, e com o espectador. Estudou na "Escola de Música do Conservatório Nacional", e cantou com o Coro da Gulbenkian, o que lhe permitiu entrar em contacto com grandes obras musicais, autores e intérpretes. Participou em peças e espetáculos de teatro, como cantora, dançarina e atriz.