ADAM TINKLE | Pink Post-Pastoral

26 Março 2022 17h00

ADAM TINKLE | Pink Post-Pastoral

LIVE PERFORMANCE | 26 Março 2022, 17:00
ENTRADA | Gratuita
+ INFO | info@zaratan.pt
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes 

Temos o prazer de convidar para “Pink Post-Pastoral”, uma performance ao vivo de Adam Tinkle, que apresenta sua mais recente composição experimental no campo audiovisual, produzida durante sua residência na Zaratan.
“Pink Post-Pastoral” é uma performance de imagem, som e música onde o “pastor” eletrónico utiliza o clarinete, a palavra e um controlador MIDI para coreografar uma travessia segura do seu rebanho por um denso bosque de gravações da natureza, significantes culturais recontextualizados e abstrações cintilantes. Traçando um percurso por entre vales ondulantes, passamos por excelentes vistas de algumas das principais cadeias montanhosas da música (electrónica, canções, música de orquestra, improvisação), mas teremos de nos contentar em observar de longe, sem tentar subir o pico.
Paralelamente à performance ao vivo haverá o lançamento de cartaz em risografia desenhado por Adam Tinkle e 
nos dias 24, 25, 26 e 27 de março, apresentamos 2 curtos vídeos em loop no espaço da galeria que configuram-se como pinturas abstratas em movimento. Estes trabalhos ressoam uma estética do glitch e fazem parte da pesquisa de Adam Tinkle em torno da reutilização de antigos equipamentos A/V para criar uma música visual de luz e cor.
 
BIO: ADAM TINKLE é um artista, educador e escritor sediado em Saratoga, New York. Trabalha com som, música, instalação, vídeo e performance, a solo ou em colaboração. Após estudar a música experimental com figuras lendárias da vanguarda como Anthony Braxton, Alvin Lucier, Anthony Davis e Pauline Oliveros, o seu mundo sonoro expandiu-se para integrar o vernáculo e a narrativa ao lado do experimental, incluindo outros formatos, como: cançóes, batidas, vozes radiofônicas, field recordings e estruturas participativas. Proficiente em sopros, cordas, voz, sintetizadores e outros dispositivos musicais eletrônicos, também resgata e reorienta antigos equipamentos audiovisuais para criar uma música visual de luz e cor – como na sua mais recente exposição individual “Screenbathing”, no Art Center of the Capital Region (NY, EUA), que embutiu e imergiu os seres humanos com vídeos a fim de examinar a encorporação contemporânea dos ecrãs e as suas repercussões. Colaborador interdisciplinar experiente, compòs o design de som ambisônico e imersivo da peça “How to Tell a True Immigrant Story” (um premiado documentário em 360 VR que estreou em Locarno) e produziu a peça de rádio "The Hard Problem" com Marina Abramovi? e Kim Stanley Robinson. Ensina no Skidmore College desde 2014, onde orientou o desenvolvimento do Documentary Studies Collaborative (MDOCS) e do Summer Storytellers' Institute desde o seu início, e desenvolveu a Co-Creation Initiative, um projeto de quatro anos financiado pelo Andrew W . Mellon Foundation, que cria uma conexão entre o Skidmore College e parceiros não acadêmicos na região por meio de uma resposta artística coletiva aos principais desafios sociopolíticos. 
http://www.adamtinkle.com/