REBECCA TENNENBAUM | Open Studio

26 Agosto 2021 16h00

Zaratan AIR | Open Studio
REBECCA TENNENBAUM

ABERTO | 26-27-28-29 Agosto, 2021
HORÁRIO | Qui-Dom, 16:00-20:00
ENTRADA | Livre
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
INFO | residencies@zaratan.pt

A série de desenhos de Rebecca Tennenbaum explora a ação fundamental da vida quotidiana, escolhendo entre as opções. Bem humorada, mas sincera, a série retrata os processos decisionais e o movimento contínuo do pensamento.

A partir do interesse pela psicologia e pela economia comportamental, questiona o posicionamento do indivíduo; somos sempre responsáveis por construir a estrutura onde apoiam as nossas decisões ou operamos apenas dentro das estruturas fornecidas por nossos ambientes e megadados? Quando somos influenciados a tomar certas decisões sobre outras pessoas e com que frequência estamos cientes dessa influência?

Rebecca está particularmente interessada em heurística, um termo cunhado por Dan Kahneman e Amos Tversky em 1974. Heurísticas são as regras cognitivas que um indivíduo desenvolve a partir de experiências anteriores para tomar decisões com rapidez e eficiência. Embora permitam que o indivíduo sinta que deve confiar na sua intuição ao tomar decisões, as heurísticas também têm potencial para impedi-los de experimentar, uma vez que é mais fácil seguir nossos preconceitos pessoais.

Os desenhos são sistemas lúdicos, contínuos ou finitos em seu movimento. A marcação expressiva é usada como um mecanismo para mostrar a emoção ou humanidade do indivíduo, contrastada com a geometria rígida (grades, repetição, ordem). Rebecca usa simetria / assimetria como uma metáfora para pesar o valor dos resultados do livre arbítrio e o processo de escolha.

Todos os dias trabalhamos com ou contra estruturas, criadas por nós mesmos ou socialmente constituídas. Rebecca acredita que estamos inevitavelmente ligados tanto pelo ato de decidir quanto pelas nossas escolhas compartilhadas. Numa época de hiperindividualidade, a artista espera trazer uma sensação de facilidade e conexão ao público.

BIO: Rebecca Tennenbaum vive e trabalha em Filadélfia, onde integra ativamente a comunidade artística e didática, é membro do Pink Noise Projects, um espaço de exposição gerido por artistas e leciona na Temple University e na Drexel University. Embora o seu trabalho tenha tido inicialmente uma forte componente escultórica, durante a pandemia surgiu a necessidade de retornar a um processo mais imediato e voltou a desenhar. Os seus trabalhos desenvolvem uma exploração irônica da natureza da experiência humana: o movimento contínuo do pensamento e os processos de deliberação e escolha. As composições abstractas evocam uma sensação de funcionalidade. Recentemente, Rebecca tem investigado o processo decisional e outros aspectos da psicologia comportamental e está a desenvolver uma nova série de desenhos. [ https://www.rebeccatennenbaum.com/ ]

[*No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária e a entrada é sujeita a lotação máxima, no respeito das normas de higiene e segurança.]