BRENDA MARIA FERNANDEZ | “This Is The Feeling You Thought You Had Repressed”

23 Setembro 2021 16h00

Zaratan AIR | Open Studio

BRENDA MARIA FERNANDEZ | “This Is The Feeling You Thought You Had Repressed”

ABERTO | 23-24-25-26 Setembro, 2021
HORÁRIO | Qui-Dom, 16:00-20:00
ENTRADA | Livre*
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

Temos o prazer de convidar para a abertura de “This Is The Feeling You Thought You Had Repressed”, uma exposição relampago de Brenda Maria Fernandez, artista residente na Zaratan AIR.
Filtrando o mundo por lentes introspetivas, esta série inéditas de fotografias traz um olhar sombrio mas delicado para o passado da artista ao acordar de um estado de dependência das drogas, após deixar de tomar medicação para ADHD (desordem da hiperactividade do deficit de atenção).
Os medicamentos e as drogas na obra de Brenda Fernandez aparecem como meios ambíguos: substancias capazes de alterar a percepção e proporcionar uma cura efêmera para a fuga da doença e da dor, ineficazes diante da morte. Somos seduzidos pelas drogas, na crença que curarão todos os males e preservarão a vida, porém raramente questionamos os seus inevitáveis efeitos colaterais.
“This Is The Feeling You Thought You Had Repressed” reflete sobre identidade e autoconsciência para fazer as pazes com um passado de isolamento mental, retratando um cenário adormecido e habitado por personagens solitários.

BIO: BRENDA MARIA FERNANDEZ (1996) uma artista visual nascida e criada na conservadora e tradicional Monterrey, no México, onde recentemente obteve um licenciatura em fotografia pelo La Salle College International. Utilizando uma abordagem multimédia, a sua prática artística foca-se na auto-expressão e na partilha excessiva de questões pessoais. Muitas vezes expressando um cenário escuro e onírico, o seu trabalho usa a fotografia para explorar vários aspectos da identidade e da sexualidade. Recentemente tem vindo a explorar o auto-retrato, com um olhar filtrado por lentes retrospectivas.

*[No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária e a entrada é sujeita a lotação máxima, no respeito das normas de higiene e segurança.]