EM OBRAS - Laboratório experimental Exposição Final

4 Novembro 2021 16h00

EM OBRAS - Laboratório experimental
Exposição Final

ABERTO | 4-5-6-7 Novembro 2021, das 16:00 às 20:00
ENTRADA | Livre
INFO | www.zaratan.pt

Temos o prazer de anunciar a exposição final do laboratório experimental EM OBRAS, que decorreu durante 13 dias na Zaratan, e contou com a participação de João Borges, Carmen Bioque Zurita, Catarina Costa, Elise Carlton, Felix Vong, Hoana Bonito, Rosana Arifin.
Longe dos métodos tradicionais de ensino, o laboratório enfatizou a prática, a improvisação, o debate e a colaboração. A discussão das obras de arte, as suas qualidades formais, o significado que cria, o ambiente envolvente, o trabalho do artista e o do espectador - todos estes assuntos têm características educacionais e são exemplos da abordagem curatorial de Zaratan às atividades de formação. Não se trata apenas de organizar a troca de saberes, mas antes de tudo, criar espaços discursivos: um contexto aberto para a existência da prática artística contemporânea.
Após um intenso período de trabalho coletivo com 5 artistas / formadores, a galeria da Zaratan configura-se num palco para os participantes partilharem com o público as atividades desenvolvidas durante o workshop, onde o espaço físico é preenchido com pensamento e produções transversais, individuais e coletivas.
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.

BIOGRAFIAS:

CATARINA ALVES COSTA (Canada, 1992) Mestre em Arquitetura (2016) pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Doutoranda no Programa de Doutoramento em Arquitetura (2018) e investigadora do grupo Morfologias Dinâmicas do Território no Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (2019) da FAUP. Curadora, com os Professores e Investigadores Luís Viegas e Rui Américo Cardoso, da exposição "e-Nunciar FLanhas: tópicos desenhados" (2019) na Fundação Instituto Marques da Silva e com participações e publicações em congressos. Particular interesse nas temáticas: Arquitetura do séc. XX, Tradição e Modernidade, Artes Plásticas, Formulação do Saber, Multi-, Pluri-, Inter- e Transdisciplinaridade.

ROSANA ARIFIN é nascida em 1999 e reside em Ljubljana, Eslovênia. Estudante de mestrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura em Ljubljana, atualmente é estagiária em dois estudos de arquitetura, com uma experiência de intercâmbio no estrangeiro. Tem participado em várias exposições coletivas e instalações arquitetónicas, onde a relação com a arte contemporânea cruza-se com a investigação e a exploração espacial. O seu pensamento criativo tenciona fugir dos percursos pré-estabelecidos. Ao aproximar as relações entre o espaço, os materiais e as comunidades, procura o equilíbrio precário entre as flutuações, as temperaturas, e as atmosferas que a rodeiam.

HOANA BONITO estudou artes visuais na sua cidade natal, na Universidade de Brasília. Atualmente é aluna do Mestrado de Práticas Artísticas em Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes de Évora. Artista, fotojornalista e pesquisadora, encarna diferentes papeis em torno da observação. A sua prática artística inclui performance, pintura, arte-educação, instalação, desenho, cinema entre outros. Dedicou-se a levar o universo artístico e a fruição estética à comunidade invisual através do ensino da Fotografia e da História de Arte. As suas experiências práticas e investigações científicas pensam como a interatividade pode (trans)formar pontos de vista.

JOÃO BORGES (Lisboa, 2000) terminou o ensino secundário no ano de 2020 com o curso de Artes Visuais e especialização em Produção Artística têxtil na António Arroio. Estudo Design de Moda e Têxtil na ESART durante um ano, antes de tomar a decisão de dedicar-se ao estudo e a prática das artes visuais. O seu interesse pela arte têxtil perpassa pela sua capacidade de veicular narrativas poéticas e culturais. As relações entre os tecidos e as novas tecnologias permitem-lhe intensificar as dinâmicas interdisciplinares, num entrelaçamento contínuo de materiais reciclados e conteúdos poéticos.

ELISE CARLTON é uma escritora e artista visual nascida em Houston, Texas, residente em Lisboa, Portugal. O seu trabalho escrito foi publicado na Poet Lore. O seu trabalho visual foi exibido na Inglaterra, Finlândia, México, Portugal e nos Estados Unidos, e publicado nas publicações de Londres, Roundtable Journal e Brenda Magazine. Trabalha maioritariamente com texto, ilustração, animação, instalação e escultura. Ela é queer (eles / ela) e índia com múltiplas heranças (destribalizados, racializados).

CARMEN BIOQUE ZURITA obteve recentemente uma licenciatura em História e Prática da Arte e Design na Kingston University, Londres. Atualmente é mestranda em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Interessa-se pela interação das artes visuais, design, som e espaço; na imagem em movimento, na poesia visual e nos ensaios visuais. A sua prática oscila entre a escrita e a criação visual através do design gráfico, fotografia, desenho, colagem e imagem em movimento. Reivindica a valorização da comunidade e do coletivo, considerando os estímulos culturais como fontes de um significado vital e, como tal, detentores de um capital social indispensável.

FELIX VONG nasceu em Macau, onde obteve uma licenciatura em design gráfico e publicidade. Atualmente vive em Lisboa, onde é mestrando em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes, na especialização em fotografia. Através do estudo, da investigação, e de experiências práticas procura continuamente gerar novas aproximações ao médium fotográfico. Recentemente passou a interessar-se pela imagem analógica, não só no sentido literal (a utilização da película fotográfica), mas também no sentido expandido, através da manipulação da imagem impressa em colagens, livros de artistas e outros trabalhos tridimensionais.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Direção artística e curadoria: Gemma Noris e José Chaves
Formadores: João Fonte Santa, Isobel Atacus, Nuno Direitinho, Susana Borges, Vasco Costa.
Assessoria de imprensa: João Chaves
Produção: Andreia Páscoa
Assistência técnica: João Chaves e José Fonseca
Design gráfico: Joana Souza
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.