LIGA #4 | João Fonte Santa + Mané Pacheco

12 Dezembro 2021 16h00

LIGA #4 | João Fonte Santa + Mané Pacheco

HORÀRIO | 12 de Dezembro, 16:00 – 20:00
ENTRADA LIVRE* [No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária]
INFO | info@zaratan.pt | +352 967580235 | www.zaratan.pt
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

É comum na produção de metais usarem-se ligas, isto é combinando metais com outros elementos ( geralmente não metais ) sendo que o resultado da mistura dá origem a materiais que geralmente diferem dos metais de base, proporcionando-lhes novas qualidades, nomeadamente aumentando a sua força mecânica, dureza ou resistência à corrosão.
LIGA é um evento efémero de um dia, que propõe a cada sessão a fusão e a fricção entre dois artistas e práticas artísticas diferentes.
Nesta edição, a decorrer no dia 12 de Dezembro, haverá uma colisão entre João Fonte Santa (que é também curador do ciclo) e Mané Pacheco.


Biografias:

MANÉ PACHECO Mané Pacheco (Portalegre, 1978), vive e trabalha em Lisboa. Estudou e trabalhou na área de Ambiente/Educação para a Sustentabilidade, actividade que manteve a par das formações em Desenho (SNBA), Pintura (Ar.Co), Pós-Graduação em Design Urbano (Centro Português de Design e Universidade de Barcelona) e um mestrado Arte Multimédia (FBAUL). A sua prática desenvolve-se de forma interdisciplinar, onde as diversas áreas de formação convergem num corpo de trabalho artístico (desenho, escultura, instalação, vídeo, fotografia, performance) conectado com esta diversidade de interesses. Expõe regularmente desde 2010.

JOÃO FONTE SANTA estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade Clássica de Lisboa. Começou por se dedicar à produção de banda-desenhada underground no contexto do surgimento de fanzines. Lentamente, contudo, o seu trabalho afirmar-se-ia no campo da pintura. Trabalhando a partir de um extenso fundo de imagens e referências de cultura pop, edificaria uma obra que tem tanto de visualmente atraente como de pertinente no modo como apresenta uma visão do mundo particularmente crítica. Expõe regularmente desde meados dos anos 90.