STEVEN SUMNER | “Ego Vs Soul”

24 Setembro 2020 16h00

STEVEN SUMNER | “Ego Vs Soul”

OPEN STUDIO | 24-25-26-27 Setembro 2020
HORÁRIO | Quinta a Domingo, 16:00 to 20:00
ARTIST TALK | 26 Setembro às 18:00

Temos o prazer de apresentar ‘Ego Vs Soul’, uma exposição relâmpago de Steven Sumner, artista em residência na Zaratan.
A premissa básica desta exposição é o interesse do artista em resolver pensamentos egocêntricos e investigar a frequência com que desenvolvemos comportamentos de auto-sabotagem que afetam a nossa qualidade de vida e o bem-estar mental. 
Assim como o cérebro, os pulmões e o coração têm funções distintas no corpo, o mesmo ocorre com a alma (“soul”) e o ego. Como tal, essas duas facetas têm prioridades diferentes, e dependendo da nossa predisposição em seguir um ou outro caminho assumimos perspetivas de vida diferentes. O ego procura metas definitivas, conforto, vitórias, realizações e resultados finais, enquanto a alma foca-se em autenticidade, criatividade, expressão, profundidade, experiências, crescimento, e expansão. Por causa dos seus contrastes potenciais, às vezes alma e ego dividem-se, mostrando como a vida humana é cheia de paradoxos.
Após explorar diferentes estratégias para uma compreensão mais clara de sua identidade pessoal e artística, Steven Sumner produziu uma série de trabalhos que de alguma forma ilustram esse percurso catártico em direção ao minimalismo. 
“Ego Vs Soul ” partilha generosamente com os espectadores todos os registros desse processo mental e artístico: a tensão entre um fluxo exagerado de materiais e notas - todos os pensamentos e emoções egoístas - gradualmente afunilam numa única e clara peça escultórica, que simboliza a vontade de retirar as camadas do ego e encontrar o centro do eu. 


BIO: STEVEN SUMNER é um artista britânico que vive e trabalha no sul da França. Obteve uma licenciatura cum laude em Arte Contemporânea na Huddersfield University (Reino Unido) em 2014. Antes de se assumir como artista, trabalhou durante 37 anos no desenvolvimento de sistemas de automação para a indústria. Esta vasta experiência na engenharia influencia a sua prática artística de uma forma muito imprevisível. Steven Sumner aborda os media artísticos livremente, mas com pragmatismo, partindo de qualquer material que considere necessário para representar as suas investigações: de lasers e sistemas de computador, até óleo sobre tela e esculturas em barro. O seu trabalho artístico reflete sobre a fenomenologia, a partir de fundamentos da energia e das moléculas (física das partículas), e sobre a forma como a sua existência e a sua consciência possibilitam a investigação artística e científica.[ https://www.instagram.com/artizimozo/?igshid=jachbc7yjxxo ] 

APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes 
[*No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária e a entrada é sujeita a lotação máxima, no respeito das normas de higiene e segurança.]