SAMUEL GAPP | “Social Distancing”

10 Setembro 2020 16h00

SAMUEL GAPP | “Social Distancing”

INAUGURAÇÃO: 10 de Setembro, às 16h
CONCERTO: 20 de Setembro, às 18h30
ABERTO: 10 Set - 20 Set, 2020
HORÁRIO: Quinta a Domingo, 16:00 – 20:00

“Social Distancing” é uma instalação audiovisual de Samuel Gapp composta por uma série de peças musicais improvisadas que se tornaram a base para o registo e edição de imagens em movimentos abstratas.

O projeto surgiu no contexto da pandemia de covid-19 e relativas regras de distanciamento social. Nesta altura os músicos não podiam encontrar-se para tocar juntos e tornou-se necessário propor novas formas para facultar a partilhar sonora a partir de lugares físicos distantes.

A proposta de Samuel Gapp foi a gravação de uma série de atuações em duo improvisadas. Um dos dois músicos gravou e enviou uma improvisação para outro, que por sua vez sobrepôs uma segunda improvisação sem ter ouvido a música original. Havia apenas uma chance sem qualquer possibilidade de preparação. O resultado é uma música profundamente honesta, uma metáfora acerca da necessidade de lidar com situações incontornáveis.

Cada uma das peças musicais que surgiram deste processo tem sua própria atmosfera distinta que requer uma imagem apropriada. Os vídeos que se sobrepõem à música são imagens simples, observações do ambiente natural, de pequenos gestos e outros detalhes que sugerem uma condição contemplativa para com os fenômenos do real.


BIO: Samuel Gapp (*1997) é um pianista e compositor alemão, residente em Lisboa. Estudou jazz na Escola Superior de Música em Colónia, Alemanha, e na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2019 ganhou o Prémio de Composição Bernardo Sassetti com a sua música para quarteto de cordas e trio de Jazz, bem como o Prémio Jovens Músicos com o quarteto do saxofonista Tomás Marques. Depois de acabar a sua licenciatura no ano 2019, Samuel Gapp decidiu ficar em Portugal. Gapp já trabalhou com músicos como Evan Parker, Christian Lillinger, Peter Brötzmann, Peter Evans, entre outros. Junto aos seus projetos musicas, trabalha cada vez mais em projetos que combinam a música com outros tipos de arte, que foi a ideia principal da exposição “Social Distancing”.