Grace Crabtree | "Double Time" /// inauguração

26 Fevevereiro 2020 19h00

Zaratan AIR | Open Studio

Grace Crabtree | "Double Time"

ABERTURA | 26 Fevereiro às 19h
ABERTO | 27 e 28 de Fevereiro 2020, das 18h às 20h
INFO www.zaratan.pt | info@zaratan.pt
ENTRADA | Livre


Nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro a Zaratan apresenta "Double Time", uma exposição relâmpago de Grace Crabtree, artista britanica em residência na Zaratan AIR em Lisboa.

Grace Crabtree investiga a pintura figurativa e alterna pontos de referência históricos e contemporâneos, partindo das tradições da pintura a fresco e de ícones e da cultura contemporânea.
Ao brincar com a forma e a estrutura narrativa de maneiras fragmentárias ou não cronológicas, as suas pinturas interrompem e dissolvem o senso de tempo do espectador.

O trabalho desenvolvido na Zaratan divide-se entre pintura e desenho, investigando uma abordagem fragmentada do tempo e do espaço narrativo, em obras que evocam elementos do fresco ou da miniatura. Os rostos, padrões e esquinas retratadas em "Double Time" exploram um estado de duplicação, o que é dobrado ou literalmente desdobrado. Referências e alusões aparecem entre as dobras, multiplicando as possíveis leituras narrativas na abstracção das composições.


Bio: GRACE CRABTREE (Dorset, Reino Unido) licenciou-se recentemente na Ruskin School of Art, Oxford (2016-19). A sua prática entrelaçadas a cultura do presente com as técnicas tradicionais da pintura, partindo de uma exploração contínua das conexões contemporâneas com a forma mural. Observa-se o declínio dos espaços públicos, a perda de visão coletiva e do diálogo; criam-se relações entre o mural e a miniatura, do espaço publico aos espaços íntimos e sagrados. A materialidade das pinturas é enfatizada pela técnica tradicional da têmpera a ovo, que envolve a trituração de pigmentos e a cor por camadas. Esse tempo lento de criação alimenta a criação de espaços interiores ficcionais de tempo ambíguo, uma confusão de passado e presente.

Mais informações: www.gracecrabtree.co.uk

Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes