JOÃO MOURO /// concerto

27 Fevevereiro 2020 19h00

JOÃO MOURO /// concerto

27 Fevereiro às 19h00
Entrada 3,5€ (quota mensal de sócio)

A Zaratan tem o prazer de apresentar um concerto a solo de João Mouro. A sua música poderia seguir as más influencias eclécticas, repletas de tensões entre binómios, desenvolturas harmónicas, rendilhados metralhados, virtuosismos bucólicos, expressionismos impressionantes de invejar e outros elogios sono-críticos de elevar o palco.
Mas na verdade João Mouro pretende deixar a sua musica em estado bruto, o mais perto possível do real.
Sem jamais esquecer o fado, e o grande Carlos Paredes, João Mouro convida O Semba a Kilapanga, a Mazurka e outros estilos oriundos dos palops, mas tão presentes em Lisboa, para um debate sobre música tradicional e suas fronteiras, propondo uma futura união harmonizada, tentando fugir do constante bombardeamento anglo-saxónico dominante.
https://www.youtube.com/watch?v=hcQP7vpPLhM

BIO: João Mouro encontra o seu gosto pela música em reuniões natalícias familiares na mágica casa de Cotães, onde o seu avô solava no banjolim, a sua avó cantava, e seu Pai ou Tio acompanhavam na viola as músicas da terra. Ainda no Algarve surge o primeiro projecto de originais, uma banda de hip hop onde tocava guitarra portuguesa, vencedores de um prémio da Antena 3 (2001). Em Lisboa frequentando as Belas artes, a guitarra foi ficando para trás durante alguns anos até encontrar a sua paixão, a música angolana dos anos 60 e 70. Na capital encontra o músico angolano Chalo Correia, com quem colaborou durante 10 anos, tendo participado na gravação dos 3 albums. Tocou também com o angolano Waldemar Bastos, a cabo verdiana Danae Estrela, e o moçambicano Malenga, Durante esta longa viajem pelos PALOP, foram surgindo composições instrumentais gravadas em vários telemóveis que andaram anos perdidas à espera de ganhar forma.