FTSB || Finais de Tarde em São Bento
24 Setembro 2015 16h00

Em correspondência com as "Noites de São Bento", que vê os comércios da rua de São Bento abertos até às 24h durante 3 dias, a Zaratan apresenta "Finais de Tarde em São Bento", uma ocasião de encontro com a arte contemporânea e a música.
Durante os 3 dias a exposição "Rádiotelescópio" de André Sier e Alexandre Castro estará aberta aos visitantes até às 22h00.
No dia 26 de Setembro inaugura a exposição “Prototypes” que apresenta o resultado de dois workshop orientados pelos mesmos Alexandre Castro e André Sier na área dos novos médias (impressão 3D e programação com arduino).
No seu pátio, a Zaratan abriga a instalação “Estendal” (2009) de Xavier Almeida, uma estrutura pensada para poder conter outras obras penduradas sobre si. Nós apresentamos (leia-se “estendemos”) uma selecção de risografias em edição limitada, produzidas em parceria com a editora 1359 e a Associação Terapêutica do Ruído.
Em cada um dos 3 dias haverá concerto gratuito às 19h00: dia 24 Setembro com "Catapulta", dia 25 "Nuno Maltez" e acabamos com "The Orm" no dia 26 de Setembro.
+ info em baixo
by André Sier e Alexandre Castro
by workshops participants
DIA 26 SEPT || "THE ORM" > Concert 19h00
BIOS:
Catapulta
Catapulta é um mecanismo de cerco que utiliza uma espécie de braço para lançar objectos a uma grande distância, evitando assim possíveis obstáculos como muralhas e fossos.São músicas simples que primam pela repetição e pela camada sonora de vários pequenos instrumentos!Nestas viagens, Catapulta apresenta-se com alguns pedais de efeitos, um bouzouki (baglamas) e outros instrumentos não convencionais como o diddley bo, laptop acústico ou pequenas electrónicas de circuit bending. O nome Catapulta é derivado do grego καταπ?λτης, composto de κατ? "abaixo, contra" e π?λλω "vibrare".
Nuno Maltez
Nuno Maltez apresenta na Zaratan um novo trabalho de improvisação musical electrónica que agora se funda no uso do computador e de soft synths.
The Orm
The Orm é Tiago Silva e Filipe Felizardo. Tocam guitarra eléctrica juntos desde 2014. Para cada ocasião em que tocam, com ou sem público, não há premissa nem manifesto, sugestão, atitude, ou outro desígnio que não o conforto de ambos.
Xavier Almeida
Xavier Almeida (1980, Ovar) vive e trabalha actualmente em Lisboa.
Em 2008 foi nomeado para o Young Illustrator Award e, consequentemente, expôs no Illustrative em Zurich; ganhou o Prémio Design Briefing na categoria de Multimédia, com o separador de animação para a MTV Portugal. Entre 2007 e 2010, realizou o mestrado clássico com o tema "Arquitectura e manifestações artísticas não-institucionais no espaço público urbano", sob orientação de Pedro Bandeira e Joana Pimentel e com a participação de Álvaro Siza, Pedro Gadanho e Pieter Bannenberg (NL Architects). É seleccionado para os Jovens Criadores ’09 onde obtém o prémio na área de ilustração. Ainda em 2009 recebe o 1º prémio na categoria Motion Graphics, no Festival Internacional de cinema de Animação Digital de Beja (Animatu) com o videoclip "At the dance"; e trabalha como assistente de artista no Atelier Van Lieshout em Roterdão, Holanda. Colaborou com a artista Fernanda Fragateiro entre 2010 e 2014. Em Março de 2011 publicou o artigo "I Love Espaço Público" na revista Arq/A e em Agosto foi artista residente em Copenhaga - Christiania Researcher In Residence (CRIR). Desde 2012 que colabora em ilustração com a revista online The Rumpus com base em São Francisco, EUA.Expõe regularmente desde 2010, principalmente em Lisboa, com passagens pelo Porto, Aveiro, Évora, Faro, Sevilha, Zurique e Londres. Conta com uma exposição censurada pela Casa Independente (Lisboa) em 2013 relativa à Novela Pornográfica.