Artists Talk | Grace Crabtree + Heather Lyon

7 Fevevereiro 2020 18h00

Artists Talk | Grace Crabtree + Heather Lyon

7 de Fevereiro às 18h | Entrada livre

“Artist Talks” é um ciclo de conversas organizado pela Zaratan que oferece a oportunidade de encontrar os artistas internacionais em residência e de conhecer o seu processo criativo.
No dia 7 de Fevereiro, as artista Grace Crabtree (UK) e Heather Lyon (US) introduzem brevemente as suas práticas artísticas e as suas temáticas de pesquisa.

>>> GRACE CRABTREE (Dorset, Reino Unido) licenciou-se recentemente na Ruskin School of Art, Oxford (2016-19), investiga a pintura figurativa que alterna entre pontos de referência históricos e contemporâneos, partindo das tradições da pintura a fresco e de ícones e da cultura contemporânea. Essa tecelagem de poesia, mitologia, tabloides e televisão cria narrativas incidentais no trabalho. Durante a residência na Zaratan, Grace pretende desenvolver uma série de pinturas e desenhos que possam absorver o ambiente e a história de Lisboa. A textura das ruas, desde os azulejos a street art, alimentam possíveis conexões contemporâneas a forma mural. Observa-se o declínio dos espaços públicos, a perda de visão coletiva e do diálogo; criam-se relações entre o mural e a miniatura, do espaço publico aos espaços íntimos e sagrados. A materialidade das pinturas é enfatizada pela técnica tradicional da têmpera a ovo, que envolve a trituração de pigmentos e a cor por camadas. Esse tempo lento de criação alimenta a criação de espaços interiores ficcionais de tempo ambíguo, uma confusão de passado e presente. Ao brincar com a forma e a estrutura narrativa de maneiras fragmentárias ou não cronológicas, as pinturas permitem que o senso de tempo do espectador seja interrompido ou dissolvido. Mais informações: www.gracecrabtree.co.uk

>>> HEATHER LYON (Maine, EUA) desenvolve uma prática artística oscila entre performances, vídeo e instalações. Combina o seu interesse pelos significados intrínsecos dos materiais (varões em aço, leite, tecidos, cinzas, entre outros) e a questão do corpo humano. Investiga os relacionamentos e as maneiras pelas quais negociamos desejos, perdas, desejos e vulnerabilidades. Obteve um BFA e um MFA da School of the Art Institute, Chicago. O seu trabalho foi exibido e apresentado recentemente no Center for Maine Contemporary Art, Rockland, Maine, TEDx Dirigo (Portland, Maine), The Danforth Gallery, (Augusta, Maine), "The Picnic Pavilion", um projeto paralelo à 58a Biennale di Venezia (Veneza, Itália), The State Silk Museum (Tbilisi, Geórgia) e Artisterium 10 (Tbilisi, Geórgia), pela qual recebeu o Emergency Artist Grant pela Foundation for Contemporary Arts, New York.

Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes