JAN 23 ? (Hyunz) | "Neurónios e Sinapses"

23 Janeiro 2020 19h00

Zaratan AIR | Open Studio

? (Hyunz) | "Neurónios e Sinapses"
ABERTURA | 23 de Janeiro 2020, às 19:00
ABERTO| 24-25-26 de Janeiro 2020, das 18:00 às 20:00
ENTRADA | livre

A Zaratan tem o prazer de apresentar "Neurónios e Sinapses", uma exposição relâmpago de Hyunz (aka Park Hyun Ji), que apresenta o trabalho desenvolvido durante um mês de residência na Zaratan.

Hyunz é uma artista multimédia sul-coreana, mais conhecida pelas suas animações em vídeo compostas por milhares de desenhos e dezenas de materiais diferentes, como papel, seda, tecido, e plástico. Desprovidos de diálogos, os vídeos usam combinações digitais de imagens e sons para levantar questões sobre a nossa percepção recíproca enquanto seres humanos.

As narrativas resultantes reflectem o quotidiano de indivíduos comuns e são frequentemente habitadas pelas suas personagens imaginárias: Lema ("Dilema") e Os ("Caos"), que se tornam as personificações protagonistas das interrogações pessoais da artista.

Os trabalhos recentes de Hyunz focam-se na observação das interacções humanas, questionam as formas como os indivíduos são conectados entre si e exploram o espaço entre o imaginário individual e o colectivo. Em "Neurónios e Sinapses", a actividade cerebral torna-se uma metáfora do funcionamento da sociedade, resultando numa rede incrivelmente complicada de células que se comunicam e se conectam entre si em estruturas, sistemas e redes.

Esta exposição, a primeira de Hyunz na Europa, inclui duas vídeo-animações, uma série de desenhos e duas instalações tridimensionais pensadas propositadamente para o espaço da Zaratan.

BIO:
Park Hyun ji é uma artista visual sul-coreana que assina os seus trabalhos como ? 'kyun'. A sua arte expressa-se em vários formatos, como video-mapping, instalações de arte, desenho e animação. Como activista, trabalha com arte-terapia e educação artística e procura maneiras de partilhar as várias expressões visuais. É licenciada em animação e obteve um mestrado em arte-terapia. Em 2019, trabalhou como artista para um projecto de pesquisa em Daejeon, na Coréia do Sul. O artigo titulado "Os efeitos da terapia de arte em grupo baseada na animação na inteligência emocional e na socialidade das crianças", sobre os efeitos da animação na mente humana, foi publicado no Journal of the Korean Academy of Childhood Psychotherapy.

> O programa de residência Zaratan AIR é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e o projecto de Park Hyun ji é financiado pelo Art Council Korea.