Catriona Whiteford | “Combing a rhythm”

25 Julho 2019 19h00

Zaratan AIR | Open Studio

CATRIONA WHITEFORD

“Combing a rhythm”

INAUGURAÇÂO | 25 de Julho às 19h00
ARTIST TALK & PERFORMANCE | 25 de Julho às 17h00
ABERTO | 26-27-28 de Julho 2019, from 4 to 8pm

'Combing a rhythm' apresenta um novo conjunto de trabalhos de Catriona Whiteford, artista residente na Zaratan AIR.

A partir do interesse pela forma como a dicotomia das obras na interseção entre imagem, instalação e escrita estabelece múltiplas narrativas, o corpo de trabalho resultante é formado por escultura, instalação, impressão e escrita.

Estes trabalhos multidisciplinares focam-se na exploração da memória e da contra-consciência através de uma cadência físico e cognitiva, pulsando aos ritmos das ondas lentas do sono.

O eixo de desenvolvimento do projecto é a publicação intitulada 'URZE BRANCA, uma montagem de textos produzidos ao longo da residência nas bordas do resíduo do dia e da ruptura mnemônica. Estrutura-se como uma ligação cronológica do deslocamento rítmico circadiano e o relativo deslocamento das frequências malignas do sono.

A publicação funciona como uma base conceitual para as peças instaladas no espaço do estúdio, onde cada disciplina escolhida forma um entrelaçamento de tempo, uma exploração auditiva e uma recalibração de múltiplas articulações internas e externas do corpo.

Paralelamente a conversa e performance da artista, no dia 25 de julho às 17h, será apresentada uma peça de áudio dentro do espaço do estúdio. Este projeto marca uma mudança em relação aos corpos de trabalho anteriores da artista, onde o som dobra-se e transcende sobre o público, permitindo que a linguagem ecoe as imagens.


BIO:
CATRIONA WHITEFORD (n.1985) vive e trabalha em Londres e recebeu uma bolsa para frequentar a liceciatura e o mestrado em Belas Artes no Duncan da Jordanstone College of Art e Design, na Escócia. A sua prática artística envolve várias disciplinas, como escultura, fotografia e texto, a partir da exploração de conceitos quais a memória, o sono, a insônia e o sub-consciente. Ao criar estruturas reminiscentes de conflitos activos através de noções de conforto e desconforto, o seu trabalho sugere momentos de vazios; um alívio, uma ausência, uma presença e uma deformação dos objetos das suas intenções originais. Catriona foi co-diretora e membro do comitê de vários coletivos de artistas-curadores e organizou vários projetos de exposições, workshops e comissões de artistas. Actualmente trabalha na Tate Modern & na Tate Britain. www.catrionawhiteford.com