George Hinks | “Four Transformations”

27 Junho 2019 19h00

Zaratan AIR | Open Studio

GEORGE HINKS

“Four Transformations”

INAUGURAÇÃO & DJ SET | 27 Junho às 19h00
ABERTO | 27-28-29 de Junho 2019

Temos o prazer de apresentar “Four transformation”, o novo projecto de George Hinks, artista em residência na Zaratan AIR.

Os avanços recentes nas tecnologias da imagem térmica encorajaram a termografia a ser utilizada em vários sectores. A aplicação moderna da termografia continua a crescer exponencialmente a nível comercial, mas muito poucas práticas são exploradas no contexto cultural e artístico. Normalmente a imagem térmica serve dados em valor directo, George Hinks tenta manipular e alterar essa tradição através da escultura.

O projecto consiste em quatro transformações básicas: uma sequência sistemática de retratos termográficos - alinhada fotogrameticamente, impressa tridimensionalmente e ainda moldada. Transformando os dados de um formato para outro e de uma estrutura para outra, o processo agarra a superfície intangível da radiação infravermelha e subsequentemente materializa a termografia; o que anteriormente deixou de existir em qualquer representação física.

As obras aqui não existem como uma ferramenta alternativa, mas como um meio único em si. Essas transformações invasivas baseiam-se no processo fotográfico, enquanto expandem a consciência achatada da imagem termográfica. O resultado é uma distorção análoga, um traço biológico abstracto que torna-se estranhamente compreensível.

Durante o ano passado, Hinks produziu 5 desses retratos escultóricos, 2 dos quais (Cabeça II, Cabeça IV) são exibidos no espaço de Zaratan - onde o artista recentemente revisou seu processo e explorou novos meios de experimentação.

O público têm a oportunidade de interagir fisicamente com esses objectos, considerando o fenómeno da radiação infravermelha através de reinos cada vez mais tácteis e expressivos.


BIO:
GEORGE HINKS é um artista interdisciplinar sediado em Londres. A sua prática artística aborda a experimentação com as novas tecnologias da imagem, a estética computacional e a análise de dados. Explora as fronteiras entre arte, ciência e engenharia; muito influenciado pela sua educação marítima em Portsmouth, no Sul da Inglaterra. Estudou fotografia (Hons), BA na Universidade de Westminster (Londres, Reino Unido) e ganhou recentemente o prémio “The Signature Art Prize 2019”.