Ecos #2 | Com Sam Perry e Nuno Direitinho

21 Fevevereiro 2019 19h00

Ecos #2 | In the possible event

Com Sam Perry e Nuno Direitinho

Instalação multimédia
21 de Fevereiro às 19h00
Entrada 3€ (Quota mensal de sócio)

Com curadoria de Lise Bardou, ECOS é um ciclo de instalação multimédia que inclui imagens em movimento, som e performance. Dois artistas de cada vez são convidados para relacionar o seu trabalho entre eles e com o espaço da Zaratan, interagindo com os diferentes níveis, com os vários elementos (terra, pedras e poeira) e a materialidade que a sala oferece. Utiliza-se o espaço físico para gerar um efeito tridimensional com as imagens em movimento instaladas e projectadas.
ECOS convida um artista-escritor a colocar as suas palavras no espaço e um vídeo-artista ou performer a criar um diálogo entre escritas, imagens, espaço e corpos, explorando estas duas práticas artísticas diferentes através de uma nova encenação, criando uma transição de uma forma de linguagem para outra.
Um terceiro artista é convidado para reflectir através do som sobre esse diálogo entre os dois artistas participantes e a construir a sua própria criação áudio, transformando os estímulos visuais em som. espaço. De um registro narrativo e documental à abstracçãoU, o artista de som é convidado para usar as gravações livremente para criar uma peça sonora que será apresentada posteriormente na Zaratan
Desde o primeiro dia de instalação até o dia do evento, um terceiro artista é convidado para reflectir através do som sobre esse diálogo entre os dois artistas participantes e a construir a sua própria criação áudio, transformando os estímulos visuais em som.
O output desta experiência, além de ser publicado on-line e numa edição física, será apresentado na Zaratan futuramente.

Para a segunda edição do ciclo, Ecos convida Sam Perry e Nuno Direitinho para criar «In the possible event», uma instalação time-specific que responde ao espaço de apresentação de Zaratan, convidando a audiência para tentar captar um eco que prende o passado memorial. presente e futuro, consequentemente tornando-os intercambiáveis. Ecos#2 poderá prolongar-se para lá do formato do ciclo uma-noite-apenas, através de um acordo perpétuo entre o público, a Zaratan e os artistas.

A segunda edição do Ecos inclui o lançamento do primeiro cassete do ciclo. Nesta ocasião será apresentada a criação de áudio de Bruno Humberto «A new way of seeing» realizada a partir da instalação da primeira edição «12 days in october»

BIOS:

SAM PERRY é um escritor e curador independente sediado em Lisboa. Nos últimos anos, tem desenvolvido projectos multidisciplinares, trabalhando com uma ampla comunidade de artistas emergentes e colectivos. A sua mais recente actividade curatorial incorpora a escrita experimental, com eventos baseados em palestras e outras intervenções públicas. Actualmente dedica-se
a criar relações entre textos e écfrases com imagens estranhas dentro de configurações não convencionais.
https://themiddledistancerunnerdot.wordpress.com/

NUNO DIREITINHO (1981, Lisboa) com o seu trabalho explora noções de lugar e colocação. Impulsionado pela criação de uma interpretação hiper consciente da sua posição, questiona os limites dos espaços expositivos e os pontos de referência dos objectos na memória. Na sua prática as explorações fenomenológicas do espaço, fornecem uma plataforma entre percepção e reconhecimento. O trabalho actual de Nuno toma forma em instalações, escultura, fotografia e vídeo.
http://www.nunodireitinho.com