Ecos #1 | Com Loukia Batsi e Isobel Atacus

1 Novembro 2018 19h00

Ecos #1 | 12 Dias em Outubro 

Com Loukia Batsi e Isobel Atacus

Instalação multimédia
1 de Novembro às 19h00
Entrada 3 euros

Com curadoria de Lise Bardou, ECOS é um ciclo de instalação multimédia que inclui imagens em movimento, som e performance. Dois artistas de cada vez são convidados para relacionar o seu trabalho entre eles e com o espaço da Zaratan, interagindo com os diferentes níveis, com os vários elementos (terra, pedras e poeira) e a materialidade que a sala oferece. Utiliza-se o espaço físico para gerar um efeito tridimensional com as imagens em movimento instaladas e projectadas.
ECOS convida um artista-escritor a colocar as suas palavras no espaço e um vídeo-artista ou performer a criar um diálogo entre escritas, imagens, espaço e corpos, explorando estas duas práticas artísticas diferentes através de uma nova encenação, criando uma transição de uma forma de linguagem para outra.
Durante todo o processo, desde a primeira introdução dos dois artistas (escritor e vídeo-artista / performer) com o espaço até o dia do evento, um artista sonoro é convidado para assistir ao processo de transformação da escrita em imagens e da sua colocação no espaço. De um registro narrativo e documental à abstração, o artista de som é convidado para usar as gravações livremente para criar uma peça sonora que será apresentada posteriormente na Zaratan
Desde o primeiro dia de instalação até o dia do evento, um terceiro artista é convidado para refletir através do som sobre esse diálogo entre os dois artistas participantes e a construir a sua própria criação áudio, transformando os estímulos visuais em som. 
O output desta experiência, além de ser publicado on-line e numa edição física, será apresentado na Zaratan depois.
Para a primeira edição do ciclo, Ecos convida Loukia Batsi e Isobel Atacus para se encontrarem 12 dias em outubro. O artista sonoro convidado é Bruno Humberto.

BIOS:

A prática artística de Loukia Batsi (n. 1991, Atenas) utiliza a produção de textos, a foto-filmagem e a actuação. O texto seleccionado é o excerto de um capítulo da sua poesia inédita “12 ΗΜΕΡΕΣ” ou “12 DAYS”, que foi concluída em janeiro de 2017.

Questionando a relação entre linguagem e material, Isobel Atacus trabalha em vários média, embora o ponto de partida seja frequentemente o texto. As maneiras pelas quais os fluxos de material são apresentados e como esses fluxos podem ser interrompidos - ou redirecionados - são uma preocupação central no seu trabalho. Frequentemente, isso assume a forma da prática de arquivo, negociando a relação com os objetos para explorar novas leituras possíveis. As composições resultantes passam por escultura, instalação, poesia e filme. Isobel Atacus é fundadora do The Icing Room (2015), um espaço e um projecto gerido por artistas.