Bruce Paulino / Jeongsoo Lim / Smirna Kulenovi?
19 Julho 2018 19h00
Bruce Paulino (ZA) / Jeongsoo Lim (KR) / Smirna Kulenovi? (BA)
No dia 19 de Julho, pelas 19 horas, a Zaratan tem o prazer de apresentar 3 performance ao vivo de Bruce Paulino Da Silva, Smirna Kulenovi? e Lim Jeong Soo.
>>> BRUCE PAULINO
“CERIMÓNIA DEVINHO”
Memória - a celebração da vida. A cerimónia social. Acto de partilha e oferta para o público. Ver fazer, saber receber.
PRIMEIRO ACTO: A RECEPÇÃO DO PÚBLICO | Em cena mesa/altar da cerimónia, banco de apoio para as frutas, alguidar do, martelo de madeira.
SEGUNDO ACTO: PREPARAÇÃO DA RECEITA | Em cena fruta, sumo de fruta, vinho, ervas aromáticas. paus de canela. tigela de àgua, recolha dos frutos (a cena envolve a limpeza das frutas e das suas impurezas).
TERCEIRO ACTO: A RECEITA | Em cena todos os adereços, esmagar frutas lavadas, esmagar ervas e canela, misturar no alguidar com vinho (acto violento que evoca a celebração da vida quotidiana).
ULTIMO ACTO: A OFERTA | Em cena copos para o vinho, concha de servir, servir o vinho (acto social de partilha entre os convidados).
>>> JEONGSOO LIM
"GIVE ME YOUR NAME"
Nesta performance peço aos espectadores para dar-me o seu nome, escrevendo-o no meu corpo. Cada vez que receber um nome, vou dar em troca uma pequena etiqueta decorativa com padrões abstractos. Os participantes poderão colocar essa decoração no seu corpo ou noutras coisas. É uma espécie de troca simbólica entre nomes e decorações abstratas. Ao fazer isso, podemos nos tornar decoração.
Um "nome" é a identidade de cada um, quando se vive com os outros. Considero a identidade um resultado da coexistência com outras pessoas. O objetivo desta performance é destacar a forma como a arte baseia-se nas relações humanas, operando através de ações e processos.
Imagino uma existência impossível por cause de uma mudança contínua do nome.
>>> SMIRNA KULENOVI?
“BOSNA-PORTUGAL: 1-0”
_____________
!!! NEMA ODMORA DOK TRAJE !!!
!!! 25 DE ABRIL SEMPRE !!!
Igraju Bosna i Portugal, Bosna dobije.
A match between Bosnia and Portugal where Bosnia wins.
Um jogo entre a Bósnia e Portugal em que a Bósnia vence.
!!! Sous les pavés, la plage !!!
!!! Ispod plo?nika, plaža !!!
____________
BOSNA - PORTUGAL: 1-0 é uma performance que relaciona dois espaços independentes e lados opostos da Europa - Lisboa (Zaratan - Arte Contemporânea) e Sarajevo (GSU Brodac). Autónomas, independentes e criadas por artistas para promover uma cultura mais acessível e livre de um entendimento interdisciplinar, em contextos sociais e políticos diferentes.
A ligação ocorre através da ação simultânea da artista e curadora Smirna Kulenovi? (BH) em Lisboa e Muhamed Baru?ija (BH) em Sarajevo. Smirna Kulenovi? passou os últimos 6 meses a trabalhar e a criar em Lisboa, e esta é a sua última reflexão sobre o contexto social em Portugal, na Bósnia e na Europa - que coloca em teste antes de regressar a Sarajevo.
Os temas da identidade nacional e europeia, o trabalho, o lazer, a ascensão de estruturas políticas de direita, o relacionamento desvanecido com a herança histórica revolucionária, o pós-capitalismo e a necessidade de acção imediata se entrelaçam através das performances, oferecendo uma crítica e uma solução para uma prática de arte socialmente activa e anarquista.
No dia 19 de Julho, pelas 19 horas, a Zaratan tem o prazer de apresentar 3 performance ao vivo de Bruce Paulino Da Silva, Smirna Kulenovi? e Lim Jeong Soo.
>>> BRUCE PAULINO
“CERIMÓNIA DEVINHO”
Memória - a celebração da vida. A cerimónia social. Acto de partilha e oferta para o público. Ver fazer, saber receber.
PRIMEIRO ACTO: A RECEPÇÃO DO PÚBLICO | Em cena mesa/altar da cerimónia, banco de apoio para as frutas, alguidar do, martelo de madeira.
SEGUNDO ACTO: PREPARAÇÃO DA RECEITA | Em cena fruta, sumo de fruta, vinho, ervas aromáticas. paus de canela. tigela de àgua, recolha dos frutos (a cena envolve a limpeza das frutas e das suas impurezas).
TERCEIRO ACTO: A RECEITA | Em cena todos os adereços, esmagar frutas lavadas, esmagar ervas e canela, misturar no alguidar com vinho (acto violento que evoca a celebração da vida quotidiana).
ULTIMO ACTO: A OFERTA | Em cena copos para o vinho, concha de servir, servir o vinho (acto social de partilha entre os convidados).
>>> JEONGSOO LIM
"GIVE ME YOUR NAME"
Nesta performance peço aos espectadores para dar-me o seu nome, escrevendo-o no meu corpo. Cada vez que receber um nome, vou dar em troca uma pequena etiqueta decorativa com padrões abstractos. Os participantes poderão colocar essa decoração no seu corpo ou noutras coisas. É uma espécie de troca simbólica entre nomes e decorações abstratas. Ao fazer isso, podemos nos tornar decoração.
Um "nome" é a identidade de cada um, quando se vive com os outros. Considero a identidade um resultado da coexistência com outras pessoas. O objetivo desta performance é destacar a forma como a arte baseia-se nas relações humanas, operando através de ações e processos.
Imagino uma existência impossível por cause de uma mudança contínua do nome.
>>> SMIRNA KULENOVI?
“BOSNA-PORTUGAL: 1-0”
_____________
!!! NEMA ODMORA DOK TRAJE !!!
!!! 25 DE ABRIL SEMPRE !!!
Igraju Bosna i Portugal, Bosna dobije.
A match between Bosnia and Portugal where Bosnia wins.
Um jogo entre a Bósnia e Portugal em que a Bósnia vence.
!!! Sous les pavés, la plage !!!
!!! Ispod plo?nika, plaža !!!
____________
BOSNA - PORTUGAL: 1-0 é uma performance que relaciona dois espaços independentes e lados opostos da Europa - Lisboa (Zaratan - Arte Contemporânea) e Sarajevo (GSU Brodac). Autónomas, independentes e criadas por artistas para promover uma cultura mais acessível e livre de um entendimento interdisciplinar, em contextos sociais e políticos diferentes.
A ligação ocorre através da ação simultânea da artista e curadora Smirna Kulenovi? (BH) em Lisboa e Muhamed Baru?ija (BH) em Sarajevo. Smirna Kulenovi? passou os últimos 6 meses a trabalhar e a criar em Lisboa, e esta é a sua última reflexão sobre o contexto social em Portugal, na Bósnia e na Europa - que coloca em teste antes de regressar a Sarajevo.
Os temas da identidade nacional e europeia, o trabalho, o lazer, a ascensão de estruturas políticas de direita, o relacionamento desvanecido com a herança histórica revolucionária, o pós-capitalismo e a necessidade de acção imediata se entrelaçam através das performances, oferecendo uma crítica e uma solução para uma prática de arte socialmente activa e anarquista.