OPEN STUDIO | Paula Scavazzini

28 Setembro 2017 19h00

A Zaratan – Arte Contemporânea convida para uma exposição relâmpago de Paula Scavazzini (br), artista em residência na Zaratan.
Por ocasião da inauguração, no dia 28 de Setembro, haverá um DJ set  de Odete e o lançamento de uma risografia em edição limitada produzida pela artista em colaboração com a Zaratan.
A exposição reúne 7 pinturas e uma projecção a conter um conjunto de 5 retratos: Priscila, Bárbara, Amara, Keyla e Karen, quatro mulheres transexuais que Paula encontrou entre São Paulo e Lisboa e que se tornaram o sujeito das pinturas aqui reunidas, sendo elas trabalhadoras do sexo e uma delas, também, assistente social e voluntária em um projecto dirigido a trabalhadores do sexo, pessoas trans, migrantes e a pessoas que dormem nas ruas. 
Abordando o tema do retrato associado ao sujeito transexual, emergem uma série de temas centrais da representação visual do eu e do outro, do relação hermenêutica entre realidade, representação e percepção, entre objecto e sujeito (pintura e aparência), entre aparência de aparência, o que torna reconhecível o retraído e o esforço para retratar o que não está directamente disponível para o olhar.
Com esta exposição Paula não pretende resolver os problemas da sociedade em termos de género e sexualidade, mas sim oferecer ao público retratos menos estereotipados da sexualidade contemporânea, ao contrário de muitas outras iconógrafias recorrentes no nosso quotidiano.


BIO:
Paula Scavazzini 

Paula Scavazzini (1990, São Paulo) formou-se na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, São Paulo e licenciou-se em 2016 em Artes Visuais na Faculdade Santa Marcelina – FASM também em São Paulo, onde atualmente vive e trabalha. 
A sua prática artística interage e discute com as comunidades e reflecte sobre o medium pictórico como uma espécie de metalinguagem, onde a pintura, explícita ou implicitamente, refere-se a si própria. Realizou a exposição individual "Papéis de Parede e/ou Pinturas de Interiores", Museu de Arte de Blumenau – MAB (2016, Blumenau – SC). Participou em várias exposições coletivas, entre as quais se destacam: “Arte Londrina 5”, Casa de Cultura – UEL (2017, Londrina – PR), “Um tufo de pelos preso fortemente a um cabo”, Epicentro (2017, São Paulo – SP), “Agosto Em Oito Atos”, Estação Satyros (2015, São Paulo – SP).