Masahiko Ueji + João Apolinário + Kátia Sá

29 Julho 2017 19h00

No dia 29 de Julho a Zaratan tem o prazer de apresentar a estreia do conjunto Masahiko Ueji (electrónicas) João Apolinário (electrónicas) e Kátia Sá (live visual).
O duo João Apolinário e Masahiko Ueji começou a sua actividade em Berlim no ano de 2011. Desde então, já tocou em vários locais em Portugal como a Trem Azul Jazz Store, a Fábrica Braço de Prata e o Mercado Negro, explorando sonoridades que percorrem o contínuo desde o Free Jazz ao Rock Psicadélico. 
Recentemente, Kátia Sá (PT) e Masahiko Ueji colaboraram numa curta residência artística no atelier de artistas RoundaboutLX cujo trabalho desenvolvido resultou numa performance em torno da exploração de sons, objetos e transformação.
João Apolinário e Kátia Sá realizaram vários trabalhos em conjunto, em áreas como a Fotografia, Teatro, Instalações Multimédia e Música, tendo participado no AJM Collective — João Apolinário na Bateria e Kátia Sá na improvisação de imagem responsiva. 

BIOS:

João Apolinário
João Apolinário Crisóstomo (1978) Músico e Biólogo. Iniciou a sua formação musical num workshop do Hot Club Portugal, tendo participado mais tarde em workshops orientados por William Parker e Peter Brötzmann. Nos últimos anos tem vindo a explorar a percussão em diferentes enquadramentos musicais desde os mais acústicos até aos puramente electrónicos,
aprofundando o seu interesse na interacção entre som e imagem enquanto meios complementares. Já colaborou com músicos como Cyril Bondi, Clayton Thommas e João Camões e participou em projectos de teatro enquanto compositor e sonoplasta.

Kátia Sá
Kátia Sá (1977) é artista visual e professora.
Com background em Escultura e Arte Multimédia, a identidade artística do seu trabalho assume um caráter exploratório, transdisciplinar, que articula os territórios da fotografia, vídeo, instalação e/ou performance. O sistemático recurso que faz dos multimeios — analógicos e digitais — deriva na realização de projetos com hibridação de linguagens. Colabora com artistas provenientes de várias áreas — teatro, música e artes visuais — procurando sinergias para a constituição de uma poética individualizada. Adicionalmente, está empenhada em projetos que fomentam processos de criação artística em diferentes contextos comunitários. 

Masahiko Ueji
Pianista, teclista, clarinetista baixo e compositor, vive em Marselha, França. Nasceu em 1981, em Mie, no Japão, mudando-se para Berlim em 2011. Nos seus primeiros anos foi pianista de formação clássica, mais tarde, deixou-se influenciar pelo free jazz e pela improvisação livre. Tocou com grupos distintos, em especial, rock avant-garde, jazz e música experimental em Tóquio. Também colaborou com dança contemporânea e teatro Butoh. Compôs para várias curtas metragens, meios publicitários, teatro e dança.
Dos seus projetos destaca-se "DAREDA", "Wyoming", "After strings" and "Fat cat and drunk mouse".