Open Studio: GREG BURNS

27 Janeiro 2017 19h00

No dia 27 de Janeiro, pelas 19 horas, Greg Burns, artista em residência na Zaratan AIR, apresenta os trabalhos desenvolvidos durante a sua estadia em Lisboa.
Desde 2013, quando estava a viver no Brasil durante o controverso golpe de Estado que derrubou a presidente Dilma Rousseff, Greg Burns coloca a questão: “Se o intervalo entre a realidade que os média representam e o discernimento do público fosse um lugar físico em vez de um estado mental, como seria?”
O artista trouxe esta pergunta com ele para a Península Ibérica, onde tem vindo a criar estudos em guache e desenhos minimalistas da Andaluzia, de Bilbao, do Porto e de Lisboa. 
Durante a residência também colaborou com o colega residente Daniel Gawronski criando um vídeo a partir de uma peça sonora original de Gawronski. Por último, tem trabalhado numa escultura a partir de latas de cerveja oriundas de Países diferentes que discute e critica a forma como a publicidade de massa molda a identidade.
Por ocasião da abertura do atelier, haverá também o lançamento do múltiplo do artista, produzido em colaboração com a Zaratan e impresso em risografia numa edição limitada de 30 exemplares, 
O atelier estará aberto ao público nos dias 27–28-29 de Janeiro, durante o horário de funcionamento da galeria Zaratan.

BIO:
Greg Mason Burns 
É um artista visual originário do Maine (EUA). Através da sua arte explora a controversa relação entre a informação mediatica e a realidade per si. Embora o seu medium de eleição seja a pintura, a sua prática artística involve uma variedade de técnicas diferentes, como o vídeo, a escultura e a instalação. 
Estudou na Universidade do Maine (Jornalismo e Administração Pública) e na Universidade de Edimburgo (Política Europeia). Exibiu várias vezes no Brasil e nos Estados Unidos.