Palestra de Christian Mattarollo |Martin Parr: Ironia e Sociedade

21 Agosto 2016 18h00

No dia 21 de Agosto, pelas 18h00, a Zaratan - Arte Contemporânea convida para a palestra Martin Parr: Ironia e Sociedade, do arquitecto italiano Christian Mattarollo.
Uma leitura critica da obra do fotografo Inglês Martin Parr (1952), partindo das primeiras imagens em preto e branco, passando para os projectos fotográficos a cores, ate aqueles mais actuais.
Uma investigação social dos símbolos, estereótipos, tradição e da nova cultura do consumismo global.
Uma narração das contradições da sociedade contemporânea, oscilante entre a ironia e o absurdo.

BIO:

Christian Mattarollo
É um arquiteto e critico da imagem de origem italiana. Estuda Artes 
Visuais e forma-se em Arquitetura no ano 2008, na Universidade IUAV de Veneza, com uma tese de critica sobre as fotografias históricas dos eventos mundiais da EXPO.
Durante os anos da Universidade, estuda história da Fotografia com o professor Angelo Maggi, em particular a fotografia de Architectura. No 2010 trabalha como assistente da Universidade do Curso de Urbanismo e no Workshop “WS-10: Attraversare le scale” sobre a cidade e os espaços urbanos contemporâneos, com o ilustre professor Bernardo Secchi.
Participou ao laboratório sobre a paisagem do fotografo Marco Zanta, com relativa exposição.
Organizou, como curador e critico, a exposição fotografica “Segni del silenzio, Territori di confine”, sobre a paisagem israelense do fotografo C. Broggi em Treviso, Italia.
Em 2010 ele recebeu uma menção honrosa no concurso Bandiera da Fundação dos Arquitetos, tendo a oportunidade de trabalhar em Lisboa, no estudio de paisagem PROAP do arquiteto João Nunes, colaborando em inúmeros Concursos Internacionais.Em 2012, foi a morar em Paris onde trabalhou no estudio CET, na restauração e na documentação fotografica dos prédios no Sul de Paris.
Atualmente, mora na Italìa onde trabalha na área do Luxury Design e do Visual Design para a realização das montras e boutiques para o mundo do Luxo e da Moda para marcas como PRADA, L’OREAL PARIS, GIORGIO ARMANI, MONTBLANC e FERRARI. Entre os trabalhos mais interessantes, se elenca a realização dos “Comboios PRADA” na Galleria Vittorio Emanuele II em Milão e as montras da griffe PRADA, estação 2015. No mesmo ano, propos a propria idéia de Visual Design para o concept das montras “FAN and OLDSTYLE baggages” da FERRARI com sucessiva seleção e realização do projeto.
Na área da fotografia, tem cursos de história da Fotografia e palestras sobre a fotografia contemporânea para vários clubes fotográficos e também para a galeria d’arte SPAZIO PARAGGI perto de Veneza.
O tema central da sua pesquisa è a contaminação entre diferentes disciplinas; Arquitetura, Arte e naturalmente a Fotografia Contemporânea.