INSTANT INSTRUMENT WORKSHOP | by McCloud Zicmuse

21 Março 2015 16h00

Programa:
Além do concerto, este intrépido impovisador, compositor e luthier vem também mostrar-nos como se constroem os “iaeniaens” (e não só) no seu Instant Instrument Workshop. Utilizando materiais reciclados e encontrados no lixo, Zicmuse convida-nos a construir os nossos próprios instrumentos musicais e depois a experimentá-los no Instant Instrument Workshop Ensemble, grupo formado pelos participantes do workshop.
Os “iaeniaens” são construídos intuitivamente com materiais disponíveis, geralmente uma lata ou uma caixa de madeira, um pau, uma corda e um par de parafusos e foram criados por Zicmuse pela simples necessidade de tocar música com recursos limitados: em 2007 quando estava em digressão com o projecto Le Ton Mité, a sua guitarra foi roubada num comboio em França e como não tinha outra solução pegou nas ferramentas, juntou cordas de guitarra usadas e deitou mãos à obra, inventando esta série de instrumentos que passou a utilizar com frequência nos seus vários projectos musicais.

Informações: 
- O workshop tem a duração de 2 horas, será dado em inglês e é limitado a 12 participantes.
- O preço do workshop é de 10 euros para quem trouxer os materiais abaixo indicados e de 12 euros para quem não os trouxer. 
- As inscrições podem ser feitas até ao dia 19 de Março através do e-mail: terapiadoruido@gmail.com.
- A inscrição dá direito a entrada livre no concerto e a participar no Instant Instrument Workshop Ensemble.

Materiais (por pessoa):
- um pau ou uma vara de madeira (pode ser um cabo de vassoura velho ou um ramo relativamente estreito)
- uma lata de metal (ou uma caixa ou tábua de madeira)
- parafusos (com 25mm de comprimento ou menos)
- uma chave de fendas
- cordas usadas
- tampas de garrafas de plástico ou cascas de nozes
(+ um berbequim com uma broca de 3mm que será fornecido pela organização)


BIO:

McCloud Zicmuse

Após anos de intensa actividade na cena musical e artística da América do Norte, McCloud Zicmuse perdeu o avião que o deveria levar de volta à sua casa em Olympia (E.U.A.) e foi vivendo entre a França, a Suécia e o Japão até se estabelecer definitivamente na Bélgica.
Conhecido principalmente pelo seu projecto a solo Le Ton Mité, que se estreou em Portugal no ano passado, Zicmuse tem colaborado frequentemente com grupos como os Maher Shalal Hash Baz, os Microphones ou os Tenniscoats. É também fagotista e já foi convidado a tocar com gente como Mt. Eerie, Chris Cohen, Félicia Atkinson, Half-Handed Cloud, Club des Chats, Congotronics vs. Rockers e muitos outros.
Para além da sua carreira musical, Zicmuse realiza workshops (de como construir instrumentos a partir de lixo, de como criar nações temporárias ou de como fazer erros), escreve sobre folclore e co-dirige com Anne Brugni uma pequena galeria, editora, tipografia e hotel em Bruxelas.
Regressa agora ao nosso país para apresentar o seu último registo, intitulado “The Well-Tuned Iaeniaen” em referência à obra “The Well-Tuned Piano” do compositor La Monte Young, editado em cassette pela Shelter Press, no qual explora as possibilidades sónicas dos "iaeniaens", uma família de instrumentos que criou a partir de lixo.