EVRIM AKYAY e SU GÜZEY

1 Dezembro 2019 – 31 Dezembro 2019

BIO:

SU GÜZEY
Su Güzey (1991, Istambul) é uma dançarina, artista e coreógrafa turca, cujo trabalho desenvolve-se em várias disciplinas ligadas a performance, desde o design das cenografias e instalações de luz, até a criação de objetos e composições musicais. Desenvolve uma linguagem cinematográfica, um mundo no palco, onde tudo pode parecer em harmonia e no caos, ou apenas em equilíbrio
Nascida em 1991, Su formou-se em Gestão das Artes Cênicas na vertente de performance na Universidade de Bilgi (2009) e no Departamento de Dança Contemporânea do Conservatório Estadual do MSGSÜ (2015).
Em 2015 começou a ensinar dança e e ainda é uma professora certificada e trabalha tanto com o jardins de infância quanto com crianças do ensino básico. Também ensina dança contemporânea aos adultos e dançarinos profissionais. Actuou em peças de vários coreógrafos, entre os quais: Jerome Bel, Helder Seabra, La Fura Dels Baus, Ann Van den Broek, Aakash Odedra, Korhan Ba?aran, Jesus de Vega Gomez, Slobodan Dan Paich, Esther Balfe, Tu?çe Tuna e Mustafa Kaplan.Em 2014 apresentou a sua coreografia “Store My DNA, So They Can Regenerate My Soul” no ?KSV 19º Festival de Teatro de Istambul.
É fundadora, curadora, organizadora e coordenadora do "Visibility in Arts Festival / Sanatta Görünürlük Festivali" com Metehan Kayan e em colaboração com a Universidade de Belas Artes Mimar Sinan; o festival começou em Istambul e agora extendeuse para ?zmir em colaboração com o coletivo budalasultan .
Trabalha desde 2015 com Aakash Odedra em projetos de pesquisa. Juntos completaram recentemente uma turnê com a peça '#Je Suis' (2018).

EVRIM AKYAY | Evrim Akyay (1980, Istambul) começou a dançar nos anos do ensino médio com dança tradicional Turca. Em 2001 começou a actuar ao vivo com o projecto "Sultans of the Dance" e em 2002 com o "Hurrem Sultan Dance Project", grandes produções baseadas na dança tradicional e folklorica. Formou-se no departamento de dança moderna da Universidade Técnica de Yildiz (2003) e em seguida começou a actuar no CRR Dance Theatre, dirigido por Geyvan McMillen. Em 2008, recebeu a bolsa de estudos JFK Performing Arts Exchange e visitou NY e Washington DC. Entre 2006 e 2012, trabalhou como dançarino no Zeynep Tanbay Dance Project. Tornou-se o coreógrafo assistente de "Araz" criado em 2010 com a mesma companhia. Em 2013, ele se apresentou no Jerusalem Dance Theatre por duas temporadas. "Heva", peça criada em colaboração com Korhan Basaran, foi finalista do Copenhagen Choreography Competition em 2014. Apresentou-se ao vivo no BAM, em Nova York, com "Unsettled" em 2014; uma colaboração de artistas americanos, armênios e turcos como parte do programa DanceMotion USA. As suas coreografias até agora incluem; Don (2009), Rotina (2010), Cage'd (colaboração com Korhan Basaran

Evrim Akyay e Su Güzey juntaram-se pela primeira vez como dançarinos freelancers na peça # Je Suis da Aakash Odedra Company (Reino Unido) em 2016, que ganhou o International Amnesty Award of Freedom of Expression em 2017 e está a viajar pelo mundo desde então. Do seu trabalho em conjunto como coreógrafos e performer surgiu a peça “kedi kedi” (''kitty kitty''), que obteve o patrocínio do Akbank Sanat e foi apresentado ao público, ainda em fase desenvolvimento, em Abril de 2019 e estreou no 23º Festival de Teatro de Istambul, IKSV. A sua segunda composição, “rattling”, estreou no Festival Mundial em Salt Beyo?lu.

PROJECTO:

SMALL TALK é uma performance de teatro físico criada por Evrim Akyay e Su Guzeyy durante a sua residência artística em Lisboa na Zaratan AIR, graças também ao apoio do Largo Residências.

SMALL TALK é uma construção física mecânica. Os algoritmos são específicos, é uma ordem e não um caos, com uma narração suave, circular e inactiva. Sem nenhum contexto dramatúrgico pré-definido, o sistema que os artistas precisam processar e apresentar no palco oferece dois corpos sinceros, sensíveis e próximos com uma iniciação geométrica e matemática. Os aspectos físicos do movimento e as variações dicotómicas que criam incidentes são como histórias: assuntos e relações, causas e efeitos, perguntas e respostas, são interpretados sem problemas num algoritmo físico tridimensional.

APRESENTAÇÕES PÚBLICAS:

OPEN STUDIO, SU GÜZEY & EVRIM AKYAY, “Small Talk”
21 e 30 de Dezembro, às 19h00

ARTISTS TALK, Lina Choi + Evrim Akyay and Su Güzey
21 de Dezembro às 18h00