NAIFEI WU
1 Janeiro 2018 – 15 Fevevereiro 2018






BIO:
NAIFEI WU (1989, Taiwan) vive e trabalha entre Londres, Berlim e Taipei. Artista emergente, desenvolve principalmente trabalhos em vídeo, instalação, performance e outras práticas pós-estúdio.
Centrando-se em torno de temas como a tradução, a mediação, as experiências empíricas e os modelos cognitivos, a sua prática desenvolve uma abordagem interpessoal sob a forma de um enquadramento lúdico e aberto que convida a participação do público.
A sua residência na Zaratan é apoiada pela National Culture and Arts Foundation, Taiwan.
WEBSITE:
www.naifeiwu.com
PROJECTO:
Semear | O que torna uma palavra real? Quem tem o poder de decidir? Uma palavra é real somente quando um lexicógrafo a compila no dicionário? Em Semear, investiga-se a relação arbitrária de um símbolo e o seu significado, como essa relação pode ser artificialmente produzida e, além disso, como um símbolo (uma palavra) interage com um sistema estruturado (a linguagem)- e de alguma forma autoritário.
No projeto “Semear”, cerca de 100 participantes de Lisboa foram convidados a participar num experimento durante 21 dias. Durante este tempo, foi-lhes pedido para utilizar no seu dia-a-dia uma palavra específica em português, “climiçoso”, inventada pela artista. Cada pessoa terá que usá-la todos os dias pelo menos uma vez, com outros falantes portugueses.
Enquanto estrangeira a tentar inventar uma palavra e "plantá-la" em português, este projecto representa uma experiência para conhecer melhor a(s) cultura(s) e as pessoas em Lisboa.
A escolha final desta palavra específica não é uma coincidência. Está intimamente relacionada com as observações sociais, culturais e até mesmo políticas da artista, apesar de ser difícil evitar algum humor ou uma certa perspectiva pessoal. Além disso, o processo funciona como um acto metafórico que abre novas discussões sociolinguísticas e inquéritos artísticos, a partir de uma abordagem interpessoal aconchegante que é frequentemente visível nos projetos da Naifei.
APRESENTAÇÕES PÚBLICAS:
Artist Talk | 06/01/2018
Open Studio | 08-09-10-11/02/18