TOM MARYNIAK
1 Abril 2018 – 31 Maio 2018
BIO:
Utilizando principalmente as técnicas tradicionais da xilografia, TOM MARYNIAK constrói narrativas visuais imaginárias a partir do seu interesses pela literatura, a fotografia, a história e o cinema. A combinação destas referências resulta num poema pictórico com qualidades oníricas, onde origina-se uma certa tensão ou emoção dentro do trabalho entre os objectos ou seres representados. O seu interesse em criar padrões e repetir motivos muitas vezes desenvolve-se na produção de diferentes design de papéis de parede, descarados e subversivo, que variam em conteúdo do sexualmente explicito ao cómico e lúdico. Além do seu trabalho em gravura, Tom desenvolve também uma prática colaborativa sob o nome de Maryniak & Mclean, uma dupla de artistas que combina os meios de performance, do vídeo, da instalação e do erro.
WEBSITE:
http://www.tommaryniak.com/
PROJECTO:
Theatre Dieu et Mon Riot presents: Go West Young Man - An improbable Farce in three acts | Geralmente dedicado a área da gravura, Tom Maryniak dedica-se a uma nova deriva da sua prática artística, construindo uma instalação onde também desempenha os papéis de dramaturgo, contador de histórias, cenógrafo, construtor e diretor de teatro. Ao fazê-lo, tenta, de uma forma descaradamente amadora, desempenhar o papel de Deus ao dar vida ao seu teatro.
Ao lado de uma das maiores e mais experimentais impressões de xilografia produzidas até hoje, Tom Maryniak criou uma maquete de um palco e uma série de personagens fictícias: o libertino, o andarilho e o trabalhador. Mesmo havendo personagens e cenografias, o guião permanece incerto e visitante fica com a tarefa de reconstruir os factos. A polifonia visual resultante sinaliza o diverso potencial interpretativo que reside nessa imaginação teatral, entre o prólogo e o epílogo.
APRESENTAÇÕES PÚBLICAS:
Artist Talk | 13/05/18
Open Studio | 24/05/18 até 27/05/18
Public intervention | 26/06/18